sexta-feira, 10 de julho de 2015

Estou frustrado (pte.2) - Mateus 28:20



Fazer uma lista de prós e contras ajudará, e muito. Primeiro, entenda que a lista de "contras" será bem maior, e segundo, saiba: é aqui onde você mais irá precisar de Deus. Imagine Moisés: "Deus, como o povo vai acreditar que uma planta pegando fogo no deserto me disse isso? ele não vão acreditar!". E Deus: "Pode ir, Eu já pensei nisso. Eles vão acreditar sim". E Moisés colocou todas as questões e empecilhos ("eu matei um egípcio, sou gago, língua dura, como convenceria o povo e o Faraó, etc"). Veja que as adversidades não são para desistir, mas a consciência de tais adversidades nos dá a dimensão do quanto precisamos de Deus. Jamais será desculpa para omissão ou fracasso. 

Ninguém vai acreditar porque Deus escolheu você.
Solidão é quando te abandonam, contra sua vontade. Solitude é quando você se isola, consciente. Quando optar por Deus vão te abandonar: "Moisés declarou aos israelitas mas eles não ouviram por causa da ânsia do espírito e da dura servidão" (Êxodo 6:9). Moisés avisa os hebreus, Faraó desce o chicote. Moisés volta e diz que Deus está sabendo e que eles vão embora, certeza! O povo não quer mais saber, abandona ele, porque sofre. Logo, não crê. Entre Êxodo 5:22 e Êxodo 12:31, Deus fala mais de 20 vezes com Moisés, e nesse meio, Moisés fala, busca, ora pergunta, clama a Deus. O povo abandonou Moisés e o sofrimento deles aumenta. Então, te prepara pois vai ouvir: "Eu te avisei...".
E na solitude, procurar conversar com Deus. A oração nos devolve ao lugar de paz, de lucidez, nos revela a perspectiva, ver o que não víamos, nos revela a vontade do Senhor. E lembremo-nos que precisamos saber quem é o "Arão". Quem são eles, precisamos discernir, pois estão conosco desde o início. Arão estava presente em todas as conversas entre Moisés e o Faraó, o povo não. Selecione as pessoas que devem estar próximas á você na hora da solidão, e pergunte: "E aí, Arão, estamos sendo teimosos ou perseverantes?" 

Há algo que independe de tudo o que disse acima. Se você tem fé ou não. O que importa é que temos que confiar.
"Deus, eu não nada e não confio nem em mim mesmo...Mas foi o Senhor quem prometeu e o Senhor está comigo!".
Moisés esqueceu do primordial: "Certamente eu serei contigo" (Êxodo 3:12). A sua casa caiu? O diagnóstico foi o pior? Seu filho está longe? Seu trabalho é péssimo? cometeu erros no passado? Seu casamento faliu? Não importa! E se ainda esqueceu os outros pontos desse texto, confie nessa promessa incondicional: "Eu estarei contigo!"
E se der certo? "Eu estarei contigo!"
E se der errado? "Eu estarei contigo!"
E se o exame der positivo?"Eu estarei contigo!"
E se eu for demitido? "Eu estarei contigo!"
E se eu conseguir a vaga? "Eu estarei contigo!"
E se eu não conseguir a vaga? "Eu estarei contigo!"
E se eu for promovido? "Eu estarei contigo!"
E se o bebê nascer? "Eu estarei contigo!"
E se a gente perder o bebê? "Eu estarei contigo!"
Eu estarei com você! 

Essa é a nossa promessa:
"Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos" (Mateus 28:20)


Escolha a solitude. Ore.



NEle, onde há vida, esperança e restauração.

Estou frustrado (pte.1) - Mateus 28:20



A única frase que busco quando me sinto frustrado é "Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos" (Mateus 28:20). Porque é uma promessa de Jesus, que estaria não um dia, um mês ou quando voltasse. Mas todos os dias, em Espírito, até o fim.
Tem algumas coisas no dia da frustração, temos que ao menos, ponderar. Se está frustrado (sei bem o que é se sentir assim) é porque as coisas não foram do jeito que pensamos.
O "sonho" não se realizou. Pense, seja razoável. Volte lá atrás e veja o que aconteceu, desde o sonho até a frustração: o que aconteceu para não se realizar? Enxergue com olhos da razão, esqueça a emoção, pois esta nos leva a 2 caminhos:
a) Agressão: raiva, agride a você mesmo (por não ter conseguido) e agride aos outros a sua volta que você pensa que atrapalhou seus sonhos. Por exemplo, Deus (Êxodo 5:22);
b) Autocomiseração: Postura de vítima, coitado. Não pensa, só sente, e fala a partir do que sente.
Comece a enxergar, veja o que deixou passar, recorde informações, sem obstinação. 

Temos que começar a entender se esse sonho era mesmo de Deus, para o reino de Deus ou foi um sonho só teu. É uma pergunta que tem que ser feita por mais que a resposta doa. Ou então, nem pergunte porque corre o risco de ouvir: "Não tenho nada a ver com isso!". Em Êxodo 6:1, Moisés estava no deserto, Deus o procurou e disse: "Agora você verá o que Eu farei ao Faraó, por minha mão ele o deixará ir, Ele vai implorar para vocês irem embora, Eu farei isso". É um exemplo. Considere quando estiver frustrado se esse sonho só tiver a ver com você (e não há problema algum nisso, sonhar é legítimo!). Só não se pode acreditar que tudo o que sonhamos Deus terá que realizar. E é nesse ponto que muitos cristãos se frustram. Até abandonam a fé. Veja apenas se o seu sonhos é legítimo a ponto de invocar o nome de Deus para que seja realizado. Mais ou menos assim: "Ore por mim". Digo que vou orar para que Deus faça a vontade dEle. E o irmão fica meio bravo comigo. 

Entre saber ou não se é um sonho de Deus, junto estamos entre a teimosia e a perseverança. Sim, porque não há uma regra: Até onde devo ir se Deus falou comigo? Moisés foi 10 vezes falar com o Faraó (Êxodo 12:31). Alguém poderia dizer: "Você não está vendo que a porta está trancada? Que ele não quer te ver mais?" ou "Que esse emprego não vai dar mais? A porta se fechou?". Corre o risco do auto-engano. E culpa o inimigo, sendo que é Deus que não quer que você quebre a cara. Conheço pessoas que perseveraram e alcançaram, assim como tem gente que não alcançou. Entre a teimosia e a perseverança, ore e peça discernimento. 

Saiba que há forças contrárias ao seu sonho. Os escravos hebreus tinham que conquistar, Faraó jamais perderia mais de 2 milhões de escravos, libertando-os. Ouvi certa vez: "Ninguém doa poder, ele é conquistado". Há pessoas querendo seu emprego, há outros querendo sua namorada, há outros que te odeiam, que puxam seu tapete, há traidores, há invejosos. Não subestime as forças contrárias á realização do seu sonho. Moisés reclamou com Deus que estava difícil...mas ele queria ouvir o quê? Deus sabia, por isso nunca o abandonou, ainda assim, ouviu que era difícil. Administrar é antever dificuldades e prover soluções. Mandar fazer qualquer Zé Ruela faz. 

(leia a continuação)