sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

E Jesus chorou... - Lc 19.41-44

Jesus chorou em 3 ocasiões: junto ao túmulo de seu amigo Lázaro, no Getsêmani, e junto a Jerusalém. No grego, o choro de Jesus é com gemidos e soluços, algo profundo (Lc 19.41). Chorou, orando com forte clamor, pela culpa humana - nos ensinando como olhar para as mazelas do próximo - o choro sobre Jerusalém foi pelos problemas sociais, religiosos farisaicos, corrupção e descrédito aos seus profetas, pois destruiu-se a si mesma.

Assim como Jesus, nós também, se olharmos para trás vemos quantas oportunidades a nação tem desperdiçado e sido ignorante no conhecimento de Cristo e o plano perfeito de Deus. Ao olharmos para o povo, assim como Jesus olhou, vemos ignorância e cegueira espiritual em seus corações. Jerusalém deveria reconhecer o Messias, eles tinham já a Palavra dada através dos profetas. Ao olharmos ao nosso redor, vemos atividades religiosas distantes do Evangelho do Senhor, assim como Jesus viu no templo o covil dos salteadores e líderes religiosos (é só assistir a Tv). A inveja destes procuravam matar Jesus Cristo.
Assim como hoje, há muita religiosidade, mas nenhum conhecimento do Cristo.
Ao olhar para o futuro, Jesus chorou por ver o terrível julgamento da parte de Deus sobre Jerusalém. Saqueada e destruída, vendidos e perseguidos como escravos pelo mundo afora, não reconheceram o tempo da visitação enquanto Jesus foi enviado às ovelhas perdidas da casa de Israel, mas eles não o receberam: "Não queremos este homem reinando sobre nós" (Lc 19.14). 

Apesar de tudo o que Jerusalém representava, o templo de Salomão, as manifestações e habitação de Deus na terra e casa de oração aos povos, tais alegrias terrenas não trouxeram alegria a Jesus, sua tristeza não tinha alívio nem no passado, nem no presente, nem no futuro. Todos celebravam, mas Jesus chorava, não por si, mas pelos homens, pela cidade que o rejeitaria e o crucificaria - jamais pelas dores que sofreria.
Temos que compreender a compaixão de Jesus ao chorar, Ele é o Emanuel - o Deus conosco, que chora por nós porque nos ama e se importa conosco. As lágrimas de Jesus revelam o coração de Deus, onde Ele e o Pai são um: quem vê o Pai, vê Jesus.
Buscai o Senhor enquanto pode se achar. 

A terrível ignorância foi a derrocada de Israel: "Ah, se conheceras..." - Não, eles não conheceram.
- "O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende" (Is 1.3)
Não conheceram a Deus, nem o Filho de Deus que veio para derramar Graça e misericórdia. 
Acho mesmo que alguns não tenham a luz e ainda vivam nas trevas.
Acho mesmo que muitos, embora saibam a verdade, andam na mentira e não, segundo a verdade.
Acho mesmo que muitos ouçam e veem, mas continuam surdos e cegos espiritualmente.  

Jesus chorou sobre Jerusalém, embora fosse a cidade dos profetas, dos escribas e mestres, perecia por não conhecer a Deus. Odiavam o conhecimento da verdade e não temeram ao Senhor, desprezando-o. Escolheram morrer nas trevas e não vieram para a luz do Filho de Deus.
Há alguma diferença dos dias de que vivemos hoje?


Graça e paz, da parte do nosso Senhor Jesus Cristo.