Sempre ouço que é preciso saber viver, principalmente, em meio a tantas inversões de valores, na vida em comum da comunidade, o que nos afeta diariamente, até a dificuldade em estabelecer relacionamentos. Não sabemos para onde vamos ou qual é o nosso papel nesta sociedade, e preenchemos esse vazio existencial trabalhando. Agora, saber viver é preencher seu tempo com excesso de trabalho?
Jesus alertou Marta em relação ao excesso de trabalho. Sabemos que buscar o reino dos céus em primeiro lugar, quer dizer escolher a melhor parte: o próprio Cristo. E em meio a todo aquele serviço e hospedagem, os discípulos entrando, saindo e estavam ali para cear, Maria larga tudo para ouvir o mestre. Porque se deu conta que estava acontecendo algo que mudaria a humanidade, e que era mais importante que seus afazeres - por isso, larga tudo e senta aos pés de Jesus, ouve com atenção, pois neste momento, algo extraordinário daria sentido à sua vida.
No entanto, Marta continuou seus afazeres. Ao se ver sozinha, estressada, não percebe que apenas uma coisa, a melhor parte, a qual Maria escolheu, era importante - e esta, não lhe seria tirada.
A parada de Maria diante dos seus afazeres é nossa reavaliação da vida. As palavras de Jesus a conscientizaram que o segredo da vida não está no excesso de coisas a fazer - como muitos pensam e se entregam - mas parar tudo o que está fazendo e ouvir a Jesus, e perceber, como Maria, que está diante da eternidade - o que dá todo sentido à nossa existência.
Mais que servir a Jesus, é ouvir a Jesus - eis nossa transformação! Jesus não veio para que as pessoas ficassem mais agitadas ou estressadas com as coisas, como Marta, mas para que reavaliássemos o sentido da nossa existência, onde as palavras de Jesus pudessem gerar vida a quem as ouve.
Algum dia, após a oração, já parou para ouvir Jesus Cristo falar com você?
Gostaria de convidá-los a fazer isso hoje...
Graça e paz, da parte do nosso Senhor Jesus, o Cristo!