O maior desafio do cristão nós conseguimos resumir em uma palavra: permanecer.
Jesus é o tronco principal, enquanto nós somos apenas os galhos, sem vida em si mesmos, mas se conectados a Ele, conseguiremos dar fruto porque assim, há vida.
Agora, o que é fruto? É o resultado deste relacionamento, do permanecer em Cristo. Sem Ele, nada somos.
Árvore alguma geme para dar o seu fruto.
Não fomos chamados para dar fruto, não fomos chamados para fazer força para dar fruto, já que o fruto é automático quando permanecemos no tronco principal.
E mais: Se Jesus disse "permaneça", é porque haverão forças que tentarão nos desarraigar deste relacionamento.
Jesus, em oração, pede para que permaneçamos uns com os outros, pois alguém só é capaz de dar muito fruto quando está conectado a Cristo e a Deus. Tem outro jeito?
Cristo é perfeito, seguimos a Ele, por isso o desafio é permanecer junto ao outro, ao nosso próximo - é a única forma de frutificarmos.
Quem é pai e mãe sabe, só conseguimos gerar um filho quando há intimidade, relacionamento, conexão, amor, e frutificando, geramos um filho.
Conselho: Não se esforce para dar fruto, mas se esforce muito para permanecer conectado, em intimidade e comunhão com o teu próximo, isto nos leva a ter frutos.
O grupo que você frequenta (ministério ou em casa) está junto por causa desse ministério ou surgiu esse ministério como resultado da unidade dessas pessoas por gostarem de estar juntos?
Gerar fruto não é "ficar junto". Não é só andar com quem você se identifica. Os frutos vem da unidade dos diferentes. Sempre disse que um quebra-cabeças é formado por peças diferentes, pois se fossem iguais, jamais encaixariam. Eu e minha esposa, homem e mulher, diferentes entre si, tivemos intimidade, amor, e geramos filhos. O nosso desafio é permanecer na vertical conectado a Cristo e a Deus, e na horizontal, conectado ao próximo, mesmo sendo completamente diferente deste próximo - isto é levar uma vida de Cruz.
Assim, praticamos a ordem de Jesus, amar a Deus de todo coração, com toda nossa alma, com todo entendimento e com toda nossa força, e ao próximo, como a ti mesmo (Mc 12.30,31). Nada é maior que isso.
Que a Graça e a paz de Cristo esteja contigo!