terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Em Cristo - Cl 1.15-20

Como é bom iniciar o ano e saber que sou do meu amado e e o meu amado é meu. Fui às lágrimas ontem, abraçando minha família no reveillon, e nada assentava no meu coração, a não ser gratidão - algo como querer apenas agradecer por tudo o que Deus permitiu em minha vida. Não conseguia "pedir" nada. O que me foi dado era bom demais. Hoje posso dizer, como Paulo, que aprendi a viver na escassez e na abundancia. 

Fica fácil compreender que o sangue de Jesus atua antes mesmo da fundação do mundo - eficazmente! (I Pe 1.19,20). Por isso todas as coisas foram criadas (Jo 1.3) - assim sendo, a "história" é anterior à fundação do mundo, correto? Pois é, a 'história' iniciou-se na decisão da Trindade ao optar pelo sacrifício, pois criou seres onde o arbítrio traz consequências, e a Trindade sabia disso.
Se a criação se sustenta no sacrifício, e este é anterior à criação, o esvaziamento (Fp 2.5-8) é anterior à criação. Primeiro, aceita tomar a forma de servo, depois, é achado em figura humana.
A Trindade criou o mundo em Cristo (Cl 1.15-17), por isso a criação não foi destruída na queda de Adão, porque estava em Cristo. Se Cristo é Deus-Filho, esvaziado no estado de sacrifício, onde o sangue, conhecido antes mesmo da fundação do mundo, reconciliou tudo e todos, com Deus (Cl 1.20). 

Um Deus santo não carrega pecadores, mas Deus, em estado de sacrifício, carrega.
Já que o mundo foi criado em Cristo, o pecado então, estava previsto. A Trindade em Cristo é a Trindade em estado de sacrifício. Todas as coisas foram feitas por meio de Cristo, e por meio dEle, tudo subsiste (Cl 1.17). A Trindade estava em Cristo reconciliando o mundo consigo (II Cor 5.19). 

Cristo é a Trindade em estado de sacrifício. Jesus não pediu a Glória que tinha antes da encarnação, mas a que tinha antes que o mundo existisse, pois tudo o que a Trindade decide, já é.

Lembre-mo-nos disso. 

Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.