quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Evangelho, além do discurso (pte.2)

Deus ordena que não comam da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque morrerão(Gênesis 2:16,17). Eva comeu e deu a o seu marido.
Abraão, o pai da fé, mentiu entregando sua esposa a Faraó (Gen 12:1-3) e Abimeleque (Gen 12:11-13), dizendo ser ela sua irmã, para que ele não morresse. Deus o livrou (Quem gostaria de ser esposa de Abraão?).
Isaque, repete a história de Abraão, seu pai, oferecendo Rebeca como sua irmã, para não morrer. Deitaram com sua esposa (Gen 26:7-11).
Em Gênesis 27, uma família "doente" e dividida. Traição, esposa mentirosa, preferência por filhos. O "enganador" foi enganado.
Mesmo com toda essa canalhice, todos foram abençoados.
Em II Samuel 11:2-17, Davi se apaixona por uma mulher casada, trai o general do seu exército, tenta enganá-lo fazendo-o dormir com sua esposa para que pensasse que o filho era dele. Como não dá certo, Davi manda seu general para frente de batalha, e claro, ele morre. Tem canalhice pior?
Em Mateus 26:33-35, Pedro disse que jamais negaria a Jesus. Mas Pedro não conhece sua natureza e chora, amargamente ao cantar do galo, por ter traído a Jesus.
Paulo, em II Coríntios 12:2, foi levado ao terceiro céu, mas tinha um espinho na carne para que não se ensoberbecesse. Mais que perseguir e matar cristãos, foi o responsável pela morte de Estevão. 

Resumindo, desde o Gênesis, passando pelos patriarcas, pelos santos, pelo homem segundo o coração de Deus, TODOS são imperfeitos, alguns até piores do que somos hoje. Todos tinham algo a esconder, perfeição não fazia parte da vida deles. São estes que escreveram a Bíblia, esse mau testemunho enorme? Falamos contra o alcoolismo, mas Jesus deu mal testemunho quando transformou água em vinho (João 2:7-10)? Paulo diz para não beber só água, mas um pouco de vinho (I Timóteo 5:23).
Antes pensava: Porque a Bíblia depõe contra ela mesma? Hoje sei que, na verdade, Deus nos mostra o quão humanos essas pessoas eram. Assim como nós, elas erravam. Isso chama-se humanidade.
Os anjos não são como nós. Comer uma picanha, um bom vinho, sentir amor através do sexo. Eles não podem. Mas, e quando chega a pior parte: dor, não realização, enfermidade ou desemprego? Porque reclamar? Como se fraqueza na vida fosse estranho. Onde está escrito que seria fácil? 
Porque estranhamos tanto a nossa fraqueza, a vida difícil, que muitas vezes não conseguimos superar e ficamos surpresos com a adversidade, por termos que passar por ela?
Agora mesmo, passo por uma adversidade. Sei que o homem espiritual, os co-herdeiros em Cristo, tem que ter sabedoria e discernimento. Mas, porque não podemos ter dor? incertezas? Doenças? Ficamos inconformados quando somos provados, quando sofremos privações, e de acordo com o tempo e a santificação que alcançamos, ficamos com a sensação de que vamos nos desumanizando, ou seja, não sentirei mais tentação sexual, o dinheiro perdeu o valor, viramos santos e as coisas do mundo não tem mais valor...

Primeiro: santificação não é desumanização.
Ao contrário, é ter consciência que, como homem, você é limitado e "humano" (portanto, temos humanidades).
Não somos um corpo que possui um espírito, mas um espírito que possui um corpo. Tanto que morremos, o corpo apodrece e o espírito volta para quem o criou, Deus.
Vejo essa frase em redes sociais e o camarada em seguida, vem com espiritismo, reencarnação, cabala, etc. Meu Deus...
Não somos humanos tentando ser um super-homem, um santo. É um ser espiritual tentando ser "humano".
É ser como um homem segundo o coração de Deus e sentir-se atraído por uma mulher.
Por isso, muitos homens, que dizem e querem ser santos, caem. Negam ser "humanos" com suas imperfeições. Até o dia que não conseguem mais.
Quantos gostariam de ganhar um alto salário? Isso é ser santo?
Então, as nossas fraquezas vendem para nós mesmos uma imagem equivocada de santidade: "Se eu fosse um santo de Deus não pensaria isso" ou "não sentiria aquilo".
Se somos "santos" não podemos passar por problemas ou estarmos tristes, arrependidos, desempregados, infelizes, desanimados, não é?
Não.
Olha a vida de Adão e Eva. E Abraão? Isaac e Jacó? Olhe a vida de Davi... Olhe a vida de Pedro? E Paulo?
E Elias, o maior dos profetas maiores, que num instante acabou com 850 profetas de Baal, em seguida, fugiu de uma mulher, se escondendo numa caverna: "Deus, eu não aguento mais!!!" - desabafou. 

Definitivamente, a santidade não nos tira a humanidade.

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.