sábado, 7 de fevereiro de 2015

O saber que nada sabe (1ªpte) - II Coríntios 12:10



Quanto mais se sei, mais tenho certeza, de que nada sei.
Clichê ou não, é verdadeiro.
Porque a ignorância batizada como "saber", infla e nos torna arrogantes. Ao mesmo tempo que o saber-que nada-sabe, recebe sabedoria para sempre.
Porque aquele que pensa que "sabe", já está sepultado no seu próprio saber, visto que é apenas um auto saber, fechado em si mesmo. Incapaz de receber mais informações, compor massa crítica, porque está lotado.
Em contraposição ao auto saber, Jesus disse: "O meu saber não é próprio, mas sim, daquEle que me enviou" (João 6:29). 

Dizemos da pessoa com empáfia: "Ele é um poço de saber". Correto. Um poço é um buraco cheio de saber, e só. Fechado em si mesmo, nada em águas paradas, pouco profundas, não se arrisca, conhece ali e ali permanece, na tal zona de conforto.
Já o saber-que-nada-sabe é como o oceano, que se alimenta das águas mais profundas, que se arrisca, que sabe que a dependência é muito maior que a independência do ser, e essas águas vem do céu, do alto, por isso são contínuas.
Essa pessoa recebe apenas o que vem dos céus como se ele mesmo fora apenas e tão somente, uma bacia que deixa vazar pelos drenos (tato, fala, visão, audição) sua profundidade. E glorifica o nome do Pai, pois sabe que esse "saber" não vem dele mesmo, mas do Pai. Não é auto-ajuda, é ajuda do alto.
E por esses drenos irriga a terra, alimenta os famintos, alivia os feridos, através de fontes, ribeiros, rios, mares, que retornam ao oceano. Sem falar que cada um desses, coopera, evapora e é agente de transformação: chuva serôdia ou temporã, garoa ou tempestade ou apenas orvalho. Tudo volta, reciclando, abençoando e a água continua cumprindo seu ciclo, aberto e disposto a tudo e á todos. É o "eis-me aqui, envia-me a mim" (Isaías 6:8). 

E o que aquele que é um poço de sabedoria faz com tudo isso? Lembrei de Elias na caverna. Querendo fugir de Deus, ouviu o vento, o fogo, o silêncio, mas Deus não estava lá. Fiquei quieto, em silêncio, pensando na arrogância de supor o "saber". Curvei-me e adorei ao Senhor. 
Paulo diz que todo saber que é sem amor, apenas incha, nada acrescentando ao ser (I Coríntios 8:1).


(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.