segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Quem adora ídolos se torna igual (pte.1) - Salmos 115:1-9

Nenhuma glória para nós, mas ao Deus que está nos céus. Em Salmos 115, nos diz que seu povo (Israel) não adora seu verdadeiro Deus e corre atrás de ídolos, assim se desconfigura como povo e como filhos de Deus.

No livro do profeta Oséias, o povo de Israel é chamado de "filho" por Deus (Oséias 11:1). Era o povo para expressar a glória de Deus, era para ser luz para todas as nações, mas se iguala aos outros, se desconfigura, se tornando como seus ídolos: tem boca mas não fala, tem olhos mas não vêem, tem pés, mas não andam, tem mãos mas não tocam, tem ouvidos mas não ouvem. Assim somos nós também. 

Então Jesus começa a agir: Um homem com demônio, era mudo (Lucas 11:14) - "tem boca mas não fala". Jesus o libertou e o homem começa a falar. 
A caminho de Jericó (Lucas 18:35), encontra um cego - "tem olhos mas não vê". Jesus o cura e agora, o homem vê.
Um paralítico (João 5:5) no tanque de Betesda - "tem pés mas não andam". É também curado.
Um homem com mão atrofiada (Lucas 6:10) - "tem mão mas não pode pegar ou apalpar". Jesus o cura. 

Observe que Jesus não atua nos milagres. Não usa milagres como forma de abençoar alguns em detrimento de outros, ou para nos dar conforto, mas fala claramente que Ele é o Filho de Deus, não pelos sinais, mas porque só Ele tira alguém das trevas e traz para sua maravilhosa luz. 

E o que isso tem a ver conosco?
O pecado nos afasta de Deus. Antes de pecar, vem a desumanização, nos faz menos seres humanos, nos coisifica, nos bestializa. O pecado vai levando embora nossa humanidade, e cobre nossos ouvidos e olhos, trava nossa língua, mãos e pernas. E na Bíblia, as limitações físicas, são como sinais. E são as menores das limitações, pois quem não perdoa ou não ama, é mais limitado do que quem não enxerga ou não anda.
Israel abandonou a Deus, se desconfigurou, e hoje, diz o mesmo á nós: "Vocês foram se desconfigurando, deixaram de ser gente, pois se afastaram de mim!

Todo pecado nos afasta da presença de Deus, mas a idolatria, nos condiciona a sermos o oposto, mais iguais á satanás do que de Deus. O oposto da fé é idolatria. Não é não crer em Deus, é crer em outro deus.

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.