sexta-feira, 22 de julho de 2016

Culpa e Medo x Graça e Paz (pte.2) - Gênesis 2:7



Doenças psicossomáticas demonstram que a vida humana sente CULPA: Por ter nascido, de gostar do que não deveria, de ser amado e saber que não é merecedor, por chamar de amor aquilo que um dia pensou que fosse, em não ser compreendido, por ter gerado filhos e não controlar seus destinos, culpa por ter, em possuir bens que não necessita, culpa por ter sucesso e/ou por não ter tido sucesso, por ser feliz e também por ser infeliz, por não alcançar as expectativas projetadas, culpa pela honra, pela desonra, culpa da cobiça, do poder pretendido e exercido, do desejo, do orgulho. Culpa por ser, e pelo "ser". 

E através da culpa vem a vergonha, fuga, e sobretudo, o medo. Porque CULPA e MEDO são, na exata proporção, contrária à GRAÇA e a PAZ. 

Psicanálise ajuda, identifica a culpa e ajuda a compreender o peso do seu existir. Porém, é só quando a pessoa tem consciência que Jesus Cristo se fez CULPA, vergonha e pecado por nós - este sim, o verdadeiro caminho para a libertação dessa culpa - é que iremos desaguar na PAZ.
Apenas quem crê que Jesus Cristo é o Filho do Deus vivo, e que morreu por nós na cruz, e crê também que Deus aceitou tal sacrifício porque creu neste sacrifício, e nos queria salvos, com Ele, é que começará a entrar em PAZ.
Todo pecado foi removido na Cruz, e este pecado, faz separação entre nós e Deus. Uma vez removido, podemos invocar o nome do Senhor Jesus e seremos salvos. 

Mais que um passaporte para a eternidade, tal Salvação através da Graça, é sobretudo a libertação da CULPA. E sem culpa, conseguiremos tratar, pois essa culpa só potencializa os pecados. Sem trocadilho: sem pecado, pecamos menos. Se não há mais condenação, podemos então, andar sem o peso da culpa. E assim, pecar menos.
Li, certo dia, que a Santidade é o pecador sem culpa. Afinal, cremos na Graça, que é mais abrangente que a árvore do conhecimento do bem e do mal, menos física e mais coração - de onde procedem as fontes da vida! 

Quem crê em Jesus Cristo, não insiste na árvore do conhecimento do bem e do mal, pois há Salvação. E é pela fé, já que conhecimento não é sabedoria, nem gera a fé. Mas a fé, através da Graça, gera sabedoria.
É estreito, mas não há outro caminho, nem outra verdade, nem outra vida. Talvez por isso, poucos acertem o alvo. Quem crê nunca será confundido.


Teu é o reino, Teu é o poder e Tua é a Glória, para sempre, amém!
Graça e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.