terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Em casa ou na vida, ramos da videira! (pte.1) - João 15:1-17


Estar na videira, como ramo, é Graça. 
A liderança tem que podar os ramos, ou as variações de um ramo, que não frutifica - a tal da maçã podre. Apesar de ser sustentado pela seiva, este ramo nada produz para a videira, nem ao agricultor, logo, tem que ser admoestada pela Palavra, acompanhada pelo líder, e finalmente, acontecer o que vejo ser a grande dificuldade dos nossos tempos: discipulado. 
A liderança tem que perceber, em amor, que o ceifar é interromper esse ramo infrutífero ali mesmo. Para que logo adiante, possa frutificar - algo que não vem fazendo. Para isso, temos que ter o Espírito do agricultor em nós. Se não fizer isso, pode contaminar outros. Confundimos isso com misericórdia
A ausência de coragem em podar os ramos e suas variações que não frutificam, condena as igrejas, e essa coragem deve ser buscada ao orar, ouvir a voz do Senhor, e executar os Seus planos, pois se trata de um ato de amor sobre esta vida infrutífera. Porque, apesar de sabermos quem é joio e quem é trigo, não nos é dado o poder de separá-los, mas é o trabalho de Jesus Cristo. 
Cortar este ramo infrutífero resolve e o trabalho terminou? Não. Falta andar juntos, caminhar e ensinar a fazer o certo, fazer juntos, o tal "discipulado" - que quando não acontece, todos olham para o ramo podado e subjugam, veem o erro, sendo que o erro não foi do ramo, mas do pastor que não caminhou com ele, não ensinou a ele, não demonstrou junto, para que aprendesse. Dá mesmo muito trabalho caminhar junto a alguém, ensinando-o. Por isso, é somente para quem Deus chamou, não para aventureiros. 

A videira se revela no fruto. Sem fruto, o ramo pode até parecer bonito e sadio, mas nega a videira, e ainda drena a vitalidade, impedindo os demais ramos de terem vida, pois "suga" mas não frutifica.
A existência do ramo (nós) só se justifica ao dar o fruto. O significado do fruto (boas obras) vem da videira verdadeira (Jesus), assim como o significado da videira verdadeira vem do agricultor (Deus) - e nEle tem sua alegria.

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.