domingo, 15 de janeiro de 2017

Sábado - Marcos 2:27

Sábado, um dia, foi sombra do que haveria de vir. E veio. Agora, todos os dias são para o Senhor.
Os discípulos estavam com fome, e era sábado, onde atravessavam uma plantação. Colher espigas para comer era praticamente um ato natural. Porém, foram advertidos sobre o pecado, e foi dito a Jesus, já que os discípulos, seus alunos, estavam infringindo uma lei (lei de Moisés). Como um rabi permitia que seus discípulos não guardassem o sábado? Sabiamente, Jesus faz o que lhe é próprio, citando as Escrituras, como um bom judeu, onde Davi fizera o mesmo no passado, em relação aos pães reservados aos sacerdotes. Portanto, colher para comer, não violaria o sábado. Diferente do ato dos fariseus, que colhiam para acumulação de bens e fazia toda a diferença. 

A lei fora criada para a glória da Trindade, assim como a Graça sobre nós. O sábado foi estabelecido num tempo de homens de dura cerviz, pensando no bem do ser humano, para que este pudesse alcançar a Graça realizando o bem, e não dependesse da lei para impor limites ao querer do homem e fazer o bem.
Guardar o sábado é lei, desfrutar o bem que alcançamos pela Graça, sem a qual não alcançaríamos, é Deus sendo glorificado quando o homem desfruta, realiza e atinge o bem - fim pelo qual fomos criados. Afinal, dizer que o sábado foi criado para o homem é estabelecer um padrão, e qualquer ação ou conhecimento que não nos leve a praticar o bem, nos levará á desconfiguração do original pelo qual fomos criados. 

Alguns raciocínios ficam mais claros: a medicina serve ao homem para ser bem cuidado e cuidar bem. A pedagogia para que aprenda, raciocine e faça o bem. A engenharia é para que o homem produza o bem - do micro ao macro - até chegar ao próximo. A teologia é para o ser humano crer corretamente, e crer para o bem. Outras profissões (política, direito, economia, administração) são para que o homem faça o bem à todos.
Relacionamentos são para promover o bem do outro, e como um abraço, a razão para o bem voltar a ele. Fazer o bem é o homem viver como ser humano, criado á imagem e semelhança (caráter), onde Deus pode ser visto.
Por isso, acredito que ser e fazer o bem, é um jeito que todos sejam e tenham o bem.

Graça e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.