quarta-feira, 10 de março de 2021

Indignamente (pte.2) - I Cor 11.20-32

Ouço pessoas dizerem que não participarão ceia do Senhor pois estão em pecado, não se julga digno em participar - a má notícia é que você e eu estamos sempre em pecado (Rm 3.23). Desculpe, ainda mais, pois essa visão rasa e pobre. O contexto da ceia do Senhor não diz isso, porque não participar não vai te livrar de ser réu do pecado. A questão aqui é "examinar-se", autoexame, afinal, só você e Deus sabem o que faz quando ninguém está olhando, conserte-se com Deus, peça perdão, arrependa-se e participe! Deixe o pecado, coma e beba. 

Paulo jamais disse para não participar da ceia do Senhor. Se disse que não está em pecado, e assim, pode participar da ceia, já pecou. Deus nos livre dos pecados que me são ocultos. É o sangue de Jesus que nos faz ser visível a Deus, somos agora irrepreensíveis, porque se retirar o sangue, só resta nós mesmos - pecado. A boa notícia é que o sangue de Jesus tem poder e nos cobre, abriu um novo e vivo caminho para entrarmos na presença de Deus.

De certa forma, todos somos indignos diante da ceia do Senhor. Se o fazemos, é pelos méritos de Cristo. Logo, a ceia do Senhor não é mesmo para pessoas que se acham dignas - o que invalida a compreensão rasa de alguns que pensam estar em pecado e por isso não participarão. A ceia do Senhor é justamente para os que tem certeza, e sabem ser, indignos. E por isso, são gratos a Deus por tão grande Salvação. Participar da ceia é ter consciência da nossa indignidade.


Graça e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.