terça-feira, 18 de setembro de 2012

O caráter de Jesus em nós - Salmos 40:1

O caráter de Jesus (em nós)
Salmos 40:1 - "Esperei com paciência no Senhor"

As novas gerações não conhecem o significado dessas palavras: resignação, renúncia e paciência.
Soam estranhas, distantes do nosso dia-a-dia. Não nos ensinaram.
Hoje, o que vemos é frustração em lugar da resignação.
Impotência no lugar da renúncia.
E ansiedade no lugar de paciência.
Os valores e significados dessas palavras não são explicados. Logo, não podem ser praticados.

Lembro de conhecer cristãos dizerem que estavam resignados diante de uma impotência. Ou que haviam renunciado a algo porque julgaram que não deveriam realizar. Ou que decidiram esperar com paciência no Senhor e não correrem obstinadamente, nem morrerem de ansiedade. Mas há uma ligação entre essas palavras:

Resignação é assumir que algo não foi possível, sem mágoa. Na verdade, é até uma atitude positiva, sem que haja conformismo.
Renúncia é a atitude sobre algo que se pode fazer, mas que não seja conveniente ou edificante realizá-la. Abrir mão de algo que o coração deseja, por direito ou poder, em favor de outros, pela fé.
Paciência é a “paz-ciência”. É saber esperar. Muitos esperam, mas ficam loucos no tempo. É lidar com a impossibilidade temporária, em paz. É na fé que a paciência se conforta, na esperança e na certeza, das promessas de Deus. E por isso, alegra-se enquanto aguarda.

Ninguém mais sofre do coração, sofre "no" coração.
Deus geralmente permite situações para que possamos exercer a resignação, a renúncia e a paciência.

Não ouvimos mais pregações para nos direcionar a nos resignar ante a uma luta ou renunciar a algo onde, possivelmente, jamais Deus estará presente, ou mesmo esperar com paciência. Sempre, no Senhor.
Tudo está sendo desviado pela tal "teologia da prosperidade", onde se prega que você "determina", que coloca Deus contra a parede: 
"Então...não sou seu filho? Você não pode me negar! Se sou seu filho, quero minha herança...Jesus não morreu por nós? Então, cadê minha parte? O Senhor não pode se esquecer de mim, porque mesmo que uma mãe esqueça do seu filho, ainda assim, o Senhor disse que não me esqueceria?!? O Senhor me conhece e me escolheu antes de eu nascer. Eu tomo posse da minha benção: me dá isso, isso e aquilo, no nome de Jesus! Eu sou teu povo, caramba! Já tomei posse da minha benção. E o Senhor não é homem pra mentir, nem filho do homem pra se arrepender, não é mesmo?"

Meu Deus...Como diz o Pr.Ariovaldo, "aprender a oração que torce o braço de Deus".

Resignar-se hoje, é coisa de quem não tem fé.
Renunciar hoje, é coisa para covardes.
Paciência hoje, é coisa de quem não determina através de seus próprios poderes.

Quem souber outro jeito em se parecer com Cristo, não praticando essas 3 (três) palavras, me ensine.


(Leia a continuação...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.