domingo, 2 de setembro de 2012

O que dizer diante da tragédia?
“Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está no seu filho. Quem tem o filho tem a vida, quem não tem o filho de Deus, não tem a vida (I João 5:12)

Após uma grande tragédia em minha cidade, fiquei pensando: "O que dizer numa situação como essa?". Fiquei abalado. Uma menina, a vida pela frente, 16 anos, sumiu. Não havia notícias até ontem. Foi encontrada, esquartejada, num saco de lixo (preto) , ao lado de sua bolsa cor-de-rosa. O lixo, morte, passado. A bolsa cor-de-rosa, a vida, a mocidade, as possibilidades, o futuro, agora ceifado.
O que dizer?
Como ministrar a outros se nos sentimos feridos? E confesso que me sinto muito triste. Chego a chorar.
E o Espírito Santo me consola dizendo que é do mesmo modo que Jesus: salvou o mundo através de suas chagas.
É só em Cristo. Pois o grão de trigo tem que morrer, pois ao morrer, produz muitos grãos. Vivo, o grão não produz nada.
Assim podemos consolar outros com as mesmas consolações com que fomos consolados. O poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza.
Gostaria de dizer a essa família que apenas creia, pois a partir de vocês, uma história de paz, amor, vida, e esperança começa a ser escrita. A tragédia não é o fim, pode ser o recomeço.
 

Quando uma tragédia acontece, causando sofrimento e morte, os que conhecem a Deus também sofrem. Porém há paz e força, que a presença de Deus nos dá.
Deus nos diz que pode ser nosso refúgio e força, auxílio sempre presente em momentos de dificuldades (Salmos 46:1). Paulo disse: "de todos os lados somos pressionados, mas não desanimados, ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos( II Coríntios 4:8-9). Quando conhecemos a Deus, podemos reagir a tragédia com uma perspectiva e uma força para superar que não é nossa. Não temos capacidade, isso vem do alto. Nenhum problema tem a capacidade de ser grande demais para Deus e não somos deixados sozinhos para lidar com eles.

Em Naum 1:7, a Palavra de Deus nos diz: O Senhor é bom, um refúgio em tempos de dificuldade. Ele cuida daqueles que nele confiam".
Deus criou a humanidade com a habilidade de escolher, não somos forçados a um relacionamento com Ele, ao invés disso, nos deu a dignidade humana do livre arbítrio. Mas quando acontece uma tragédia, e choramos do fundo da nossa alma, sempre nos perguntamos: "Deus, como você poderia deixar algo desta magnitude acontecer?”

E como gostaríamos que Ele agisse?
Nós queremos que Ele controle as ações das pessoas?
No caso de lidar com uma morte trágica, hedionda, nos sentiríamos melhor se Deus permitisse somente o assassinato de alguns? Ou somente a morte de uma pessoa? Se Deus evitar a morte de uma pessoa, já não há liberdade de escolha!
As pessoas escolhem ignorar a Deus, desafiar a Deus, viver à sua própria maneira e cometer atos terríveis contra os outros. Este mundo não é um lugar seguro: alguém pode atirar em nós, ou podemos ser atropelados por um carro, ou sermos mortos por um louco. Qualquer coisa pode nos acontecer nesse mundo, onde a vontade de Deus não é feita. Porque não?
Porque na oração que Jesus ensinou, Ele diz: "...seja feita Tua vontade, aqui na terra como no céu..." - isso quer dizer que a vontade de Deus não é feita.

Deus não está à mercê das pessoas, Ele é o Senhor, nós os servos. Muitos, ou todos, escolhemos nos desviar de Deus e seus caminhos. Comparados a estrupadores e assassinos, podemos até nos considerar pessoas respeitáveis e amáveis, mas o pecado nos separa de Deus, a penalidade por nosso pecado é a morte, ou separação eterna de Deus. Nós temos geralmente vivido como se pudéssemos levar nossas vidas muito bem sem Ele. A Bíblia diz que Todos nós tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho (Isaías 53:6)

Jesus se cansou, conheceu a fome e a sede, sofreu acusações dos outros e foi banido pela família e pelos amigos, pagou a nossa penalidade de morte. Ele foi torturado, morrendo por sufocação lenta e humilhante na cruz, para que fôssemos perdoados.

Oremos por essa cidade. Oremos pelos cidadãos, não os do "bem", porque esses sabem o caminho. Mas aqueles que perdidos, cometem tais atrocidades que nos deixam perplexos.

A morte de pessoas como as que citei, nos convence de que há alguma coisa muito errada com esta vida e este mundo. Em algum lugar no fundo de nossas almas, nós sabemos que deve haver um lugar melhor para viver, livre de dificuldades angustiantes e dor. Tenha certeza, Deus tem um lugar melhor.

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou, não como o mundo vos dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize (João 14:27)

Dedico minhas orações e súplicas pela família da menina Priscila.

Que as consolações do Espírito Santo sejam com vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.