"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê Graça aos que a ouvem"
Esse texto falou muito comigo. Proponho sempre, a autoavaliação. Para ouvir crítica tem que ter maturidade.
Boca suja ou contaminada não é mau hálito.
A palavra torpe, no grego, é "saprós" (αχρείος), que quer dizer "podre".
Ou seja: Não saia da sua boca palavra podre.
"Saprós" também é usada para determinar comida podre. Já sentiu cheiro de peixe podre? Não dá.
O alimento é essencial á vida, quem não se alimenta, morre.
Paulo diz, propositadamente, sobre o apodrecimento do essencial, daquilo que impossibilita tudo. Da vida.
Se aprofunde nessa Palavra.
Paulo não diz apenas para não falar palavrões, mal dos outros ou fofoca. Não é só isso. Não faz mal apenas para o ouvido, por ética, estética ou cultura. Paulo nos alerta para que não saia nada da nossa boca que apodreça o outro, que impossibilite alguém de viver sua plenitude.
Nossa boca tem esse poder, acredite.
Não é para não falar porque vamos entristecer a Deus. Não há nada que possamos fazer contra Deus. Mas há algo que nos incomoda: só somos felizes se fizermos Deus feliz. Duvido que haja um filho, mesmo rebelde, que esteja feliz sabendo que não é aprovado e tem um sorriso do pai.
Não há como ser feliz se eu entristeço alguém, ainda mais, meu Pai. Não seja uma fonte de tristeza para o Pai. Porque se assim for, talvez você terá uma resposta do "porque" sua vida não melhora, não tem equilíbrio, porque sua vida é sempre uma gangorra. Pense bem.
Quando você emite alguma palavra que agride, que denigre uma pessoa, você está indo contra seu Pai. Imagine o sentimento do Pai dessa pessoa...
E se na oração que Jesus nos ensinou, diz: "Pai-nosso...", é porque temos muitos irmãos...concorda?
Você acha que está fazendo mal a esta pessoa, mas você está entristecendo o Espírito Santo (Efésios 4:30), pois você está impossibilitando uma vida que vale a pena.
Ora, porque?
Porque Jesus não morreu apenas para os que estão na igreja, sentados no banco ou com microfone em mãos. Jesus foi enviado por Deus para morrer por todos, inclusive essa pessoa que você está denegrindo, falando mal.
Lembra de alguém que fala mal dos outros, só murmura, reclama. Lembre. Pode ser até da sua família. Perceba que, provavelmente, essa pessoa que você lembrou, é infeliz. Palavra torpe é podridão, e é o que inviabiliza a vida. Impede a vida de ser vivida.
Então, não é só quando falamos palavrão.
Paulo fala de uma boca que apodrece a vida dos outros. Inveja é não querer que o outro tenha o que você não tem.
Pessoas sofrem quando nós celebramos.
Pessoas sofrem não porque estão sozinhas, mas porque você está bem casado(a).
Pessoas sofrem não porque seu cabelo é ruim, mas porque o seu é bom. Ela não quer emagrecer, ela quer ver você engordar.
Paulo fala de algo mais humano, mais maligno, que impede a vida.
(leia a continuação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.