terça-feira, 4 de março de 2014

Ser feliz na dificuldade é possível - Habacuque 3:17,17


Temos uma tendência a nos alegrar somente quando as coisas vão bem. Aliás, o contrário disso é até estranho: como alguém pode ser feliz estando infeliz (desempregado, doente, dívidas, etc)? No mínimo, contraditório. 

O profeta Habacuque foi chamado por Deus para exortar o povo e sua deportação para a Babilônia, e sua confiança em Deus era tanta que, mesmo perplexo diante da iminente calamidade e desolação, mesmo que faltasse o alimento, a provisão, ainda assim, ele se alegraria no Senhor. 

A alegria contagiante deste profeta estava em quem proveria tudo, na pessoa, no criador, não nas coisas criadas, frutos, alimentos ou gado. Olhai para o alto e vede (Isaías 42:18). 

A atitude do profeta é bem diferente do que vejo hoje em dia. Como razão para alegria relatam-se "bençãos" - como se alegre só ficasse quem recebe coisas - como um novo emprego, um aumento, um carro novo ou algum ganho. Nunca vi ninguém se alegrando no Senhor em meio á desolação, desertos, dificuldades, privações ou doenças. Claro, poderemos parecer malucos pois "quem" fica feliz em meio á tribulação? Resposta: Nós, cristãos.
Estamos na contramão desse mundo. Não somos daqui, somos peregrinos em terra estranha, isso se você crer. "Se esperarmos em Cristo somente nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens" (I Coríntios 15:19). 
Ora, se o que nos interessa e esperamos, não é nessa vida, porque está tão ansioso? Porque a alma está tão atribulada? Porque o medo? Se todas as coisas cooperam para o bem "daqueles" que amam a Deus, dos chamados segundo o Seu propósito (Romanos 8:28), se acalme. Espera no Senhor e confia, e tudo o mais Ele o fará(Salmos 37:5). 

O povo de Deus não está habituado a se alegrar e, principalmente, a dar graças em toda e qualquer situação mesmo que a Palavra de Deus diga: "Dêem Graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus" (I Tessalonissenses 5:18)
Se a fé vem pelo ouvir, os cristãos nas igrejas não devem estar ouvindo muito essa palavra. Se não ensinam, como praticar?
"Como pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?" (Romanos 10:14,15) 

Jó, quando perdeu tudo, filhos, riqueza, saúde, adorou e jamais culpou a Deus.
Precisamos aprender a dar Graça, nos alegrar na presença do Senhor, não só quando as coisas estão bem.
O segredo? Confiar em Deus.

Graça e Paz!

2 comentários:

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.