quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Viver como gente grande (pte.2) - Lucas 24:13-35


O que projetamos em Jesus?
Quantos de nós, em nossa caminhada, não abrimos os olhos e não o reconhecemos? E se não o reconhecemos, iremos confundi-lo. Vamos chamar Jesus, de Genésio. Mais ou menos assim: "O que está esperando de mim, eu nunca te prometi!" ou "Você quer que eu faça o que jamais pensei que alguém me pediria!". Esse processo de passar de gente pequena para gente grande, também é um processo de deixar o Deus da infância para o Deus da fase adulta.
Não peço mais brinquedo (eu). Peço saúde para a família (nós).
¹ Se alguém é infantil, espera que Deus resolva seus problemas, alterando o mundo para que seja do jeito que você quer. Exemplo? Sua filha vai casar num sítio e você ora para Deus não deixar chover (e sempre tem alguém que diz que orou e não choveu mesmo). É até engraçado tratar Deus assim. Então Deus manda a nuvem embora ás 16:20h, justamente a hora que a noiva entrar. E se a noiva atrasar? É engraçado, vai...
² Tem outros que oram para que Deus revele a vontade divina: "Deus, revele qual porta devo entrar!". Você está pedindo para que Ele decida por você? 

Quando crescemos um pouquinho trazemos essa decisão para nós: "Eu sei qual é a minha missão, me dê entendimento e sabedoria". Eu não quero que as minhas filhas com 40 anos de idade venham me perguntar o que fazer ou como fazer numa situação. Posso aconselhar, e até gostaria, mas amaria se as tivesse direcionado na vida para tomar as melhores decisões. 
Imagina Deus a nosso respeito. 

³Se crescer mais um pouco, vai orar assim: "Deus usa minha vida para Sua glória. Se for escravo, numa cama de hospital ou numa festa, que eu faça a Tua vontade, apenas para glorificar o Teu nome. Não a minha vontade, mas a Tua, na minha vida!". 

O Espírito Santo é tratado como se o homem tivesse poder e controle sobre Ele. O camarada está quietinho, antes de pregar. Quando sobe no púlpito, estufa o peito, e aperta o botão "on", recebe o Espírito Santo e fala, fala e fala - até em língua estranha. Depois que sai, aperta o botão "off" e volta a ser normal. Vai comer pizza e cerveja (gula), assiste o jogo do seu time (palavrões), etc. Lembrando alguns desenhos animados e seus personagens.
Imaginem Jesus dizendo no meio da multidão: "Pai, seu Espírito sobre mim é imprescindível". Mas quando se recolhe com Pedro, Tiago e João, Jesus não precisa mais do Espírito de Deus, está com as pessoas que andam com Ele, o conhecem, pode relaxar e ser Ele mesmo, não é?
Se aparecer um fariseu, ele precisa do Espírito Santo.
Se estiver com os discípulos, Ele relaxa. Simples, não é?
Você é assim? Quando está na igreja é um, quando está entre seus amigos, é outro?
Se não aparecer nenhum cego, leproso, prostituta, não precisa do Espírito Santo. 
E você, no dia a dia? Cultua e adora a Deus só no dia que tem culto na igreja? Ali se esparrama, chora, canta e pula, fala língua estranha, sapateia, recebe a Palavra, concorda, abraça, dá Glória á Deus e aleluia? Mas de 2ª feira até o próximo domingo...?  

Quando Jesus está conversando com os discípulos, Pedro diz: "Ô, Jesus...para com isso! Pára com essa conversa de morrer! Morrer que nada! Deixa isso pra lá...". E Jesus, descontraído, relaxa e concorda: "É mesmo, né, Pedro?! Que morrer o que..."
Como assim?
Mas Jesus não estava no meio da multidão? Então, não precisava do Espírito Santo. 

O Espírito Santo não é alguém que te visita e vai embora. Isso era no Antigo Testamento, como capacitação sobre alguém, num momento ou situação qualquer.
No Novo Testamento, a Palavra de Deus diz que o Espírito Santo foi "derramado" - já derramou alguma coisa? Tente pegar de novo. Hoje, Ele habita em nós. 

E quando crescermos um pouco mais, em graça e em conhecimento, saberemos que o Espírito Santo habita em nós e que fomos chamados com a mesma missão de Jesus Cristo fomos enviados do mesmo jeito que Jesus foi enviado ao mundo, e que o propósito que guiou Jesus tem que ser o mesmo propósito que guia sua vida.
Ele nos disse: "A minha comida é fazer a obra do meu Pai" (João 4:34). Além disso, nos alertou: "Vocês farão obras maiores, pois assim como o Espírito está sobre mim, será derramado sobre vocês, e as obras que fiz, vocês também farão, ainda maiores. Vão ao mundo com a autoridade que Eu lhes dou e glorifiquem o nome do Pai, assim como Eu glorifiquei".
É isso.
(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.