sábado, 24 de janeiro de 2015

Oferecer a outra face - Lucas 9:23

O que faz de você um cristão?
Reduzimos o ser cristão, a um sentimento (princípios e doutrinas), como sendo verdadeiros. Exemplo: Você crê na ressurreição? Você crê que Jesus é o filho de Deus? Morreu na cruz para nos salvar? Deus é único e não há outro deus?
Ótimo. Mas podemos dizer que você é um cristão? Não necessariamente. 

Reduzimos o ser cristão á nossa experiência moral, bom comportamento (publicamente): não joga, não fuma nem bebe, não pratica adultério. Isso faz de você um cristão? Nem sempre. 

Podemos reduzir o ser cristão a um estilo de vida: o tal “evangeliquês”, uma agenda voltada á igreja, fala da Palavra no trabalho e em casa, troca e-mail cristão, constrói sua rede religiosa de afinidades, mas isso é só uma experiência religiosa. Jamais fará de você um cristão. 

Reduzimos o ser cristão á nossa sociabilidade, afinidade social. Venho á igreja porque me sinto bem, as pessoas me ajudam e tenho amizades. Bem, então você poderia participar de qualquer grupo religioso, pois também ficaria legal, faria amizades.
Bem estar não define vc como cristão. 

Reduzimos o ser cristão á filantropia. Boas obras e práticas de filantropia (ONG), visita em hospitais, asilos, dedicar-se a um projeto social, demonstrar generosidade com o próximo. Então você agora é um cristão? Não.

O que define um cristão é a experiência com o Espírito Santo. É o contato com alguma realidade que nos transforma, que nos causa um impacto, que nos afeta, de tal maneira q nunca mais seremos como éramos antes.
Somos cristãos porque temos experiências com o Espírito Santo. 

Quando  o corpo de Cristo foi ferido na cruz, Ele recebeu a aprovação do Pai e esta aprovação foi passada a nós.
Negar-se a si mesmo é muito mais do que abrir mão de coisas importantes. os que não creem fazem isso. Mas é dizer sempre "sim" para a vontade de Deus e dizer "não" ao nosso "eu", ao nosso "ego".
Um discípulo de Jesus não se esquiva da cruz.

Tudo isso pra dizer que eu tento servir a Deus. Se eu depender de espaço físico para demonstrar a minha fé, a minha adoração e a minha fidelidade a Deus, é porque estou no caminho errado.
Aprendo que Deus sempre é misericordioso. Enquanto o homem me condena, me pune, eu ofereço a outra face, bato o pó dos meus pés e sigo, sendo exemplo onde passo (família, trabalho, amigos), tendo experiências com o Espírito Santo, manifestando o fruto do Espírito, e glorificando a Deus, por tudo. Apesar de mim.

"Quem precisa de médico são os doentes, não os sãos" - disse Jesus.


Graça e Paz!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Pregação e mensagem (pte.2) - Atos 2:42-47

2) Na mensagem:
Jesus pregava que as pessoas deveriam se arrepender pois o reino de Deus estava próximo. Este era seu ministério. Deveriam se arrepender das práticas (comuns) e jeito de ser contrários á vontade de Deus. Reconhecer que o mal estava dentro de si.
A mensagem hoje continua a mesma: as pessoas precisam admitir sua distância de Deus e com isso, fora do padrão de Deus, que é Cristo. Mas não se fala mais que o indivíduo está em rebelião contra Deus.
Temos transferido a culpa, de tudo, para o diabo. 
No entanto, é preciso entender que são os homens que abrem o coração para que ele entre e domine. E, ao invés de chamar a atenção do homem para esta situação, os profetas estão trocando a mensagem do arrependimento (Jesus) pela mensagem da bênção: "Venha buscar a sua bênção", além de ser totalmente contrária á Palavra de Deus que diz: "As bênçãos te seguirão" (Deuteronômio 28:2). 

É por isso que vemos tanta gente convertida, comprometendo-se em mudar, mas sem condição de fazê-lo, de assumir um novo caráter, um novo viver, porque não está em nós esse poder de mudança. Mesmo que muitos de nós pense isso. É só olhar a vida do camarada.
Pessoas não conseguem sozinhas. E algumas pessoas até passam a frequentar igrejas mas não conseguem parar de mentir, de adulterar, de cobiçar, de invejar. O interior delas não está sendo trabalhado, a mensagem da cruz - arrependimento, mudança e salvação - não está sendo pregada, as pessoas não estão indo ás igrejas para se tornar semelhantes a Jesus, ou seja, "cristãos". No máximo, parecem "crentes".
E quem não pertence á igreja, imagina que todos os evangélicos, protestantes, crentes e cristãos, só pensam em prosperidade. Que testemunho é esse?
Usar o nome de Deus com interesses próprios, para ganhar dinheiro e status, é blasfêmia, porque confunde o que é santo com o que é humano. A igreja não está mais se importando porque perdeu o temor a Deus. A igreja não se incomoda mais em manter relacionamento com Deus apenas para receber coisas. Aliás, coisas substituem pessoas no mundo de hoje. E a igreja está repetindo esse comportamento. O povo está perdendo o temor á Deus. Mas tem medo do diabo. Quer ir para o céu por medo do inferno. Tornou-se supersticioso.
Ao contrário do "Venha buscar sua benção", a mensagem tem que ser: "se o meu povo, que se chama pelo meu nome (cristão), se humilhar, e orar, buscar a minha face e se converter dos maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra (sua vida, seu lar)" (II Crônicas 7:14), ou "arrependei-vos".  

Pastorear é ser exemplo.
E ser exemplo é repetir o que Paulo disse: "Sede meus imitadores como eu sou de Cristo" (I Coríntios 11:1). Primeiro, é necessário ser exemplo de arrependimento, mostrar que está em constante quebrantamento diante do Pai e que só está de pé porque Ele o sustenta.
O líder também tem de ser exemplo, pois está debaixo da unção de Cristo, como ovelha.
Este sim, Jesus, o único ungido.  

Afinal, se não formos como Jesus Cristo, seremos iguais a quem?


Graça e Paz!

Pregação e mensagem (pte.1) - Atos 2:42-47

Assisti algumas pregações. Confesso que o título é um pouco pesado. Mas faz sentido em se tratando de igreja evangélica no Brasil. Partindo deste princípio, em que estão usurpando a igreja de Jesus? 

1) Pregação (ênfase):
Em toda a história da igreja evangélica no Brasil, nunca se vendeu tanto livro, DVD de palestras e conferências sobre como fazer uma igreja crescer. Esse processo evidencia que algumas lideranças estão trocando a ênfase dada por Jesus no amadurecimento da igreja pela lógica do crescimento. É preciso entender que o crescimento da igreja é diretamente ligado ao Espírito Santo. O texto de Atos 2 mostra que os apóstolos ensinavam e os discípulos perseveravam nas doutrinas, aprendendo que a obra de Deus é o próprio homem, sendo transformado, segundo a imagem de Jesus, o Cristo. 

Deus quer que tenhamos o caráter de Jesus. Ser cristão é sair (do estado) da rebelião para (o estado da) adoração, e adorar, é reconhecer que a vontade de Deus é o que existe de correto no universo. Cultuar a Deus é fazer tudo o que Jesus faria se estivesse em nosso lugar.
Na igreja de Jerusalém os membros cresciam e aprendiam a ser como Jesus. E crescer é viver em comunidade, olhar o outro como a si mesmo, pois temos o mesmo Pai. 

'Pastorear' não é insistir até que se tenha uma congregação imensa, mas investir no ser humano de tal modo que ele aprenda a ser como Jesus e a amar cada vez mais seus irmãos. Assim, Deus irá acrescentando os que serão salvos.
Quando uma ovelha tem um problema, ensine em como lidar com a situação da forma que Jesus ensinaria. Se ela desenvolve antipatia por alguém, mostrar que é preciso olhar como Jesus olharia. 

Mas esse movimento que faz as lideranças buscarem desesperadamente pelo crescimento numérico está levando a igreja a ficar cada vez mais egoísta. Os louvores demonstram isso. Onde está o "nós" nas canções? Os louvores se referem sempre à primeira pessoa (eu) como se não fosse importante que a obra de Deus alcançasse os feridos, os ímpios, os desviados, os doentes, os cegos, mas apenas o indivíduo. Isso está fazendo o homem acreditar que tudo é para si. A palavra 'comunidade' está desaparecendo pelo desuso. 
Veremos que o mar se abriu para Moisés porque estava libertando escravos hebreus. Jesus dominou o vento e a tempestade quando estava a caminho de libertar o gadareno. Cristo multiplicou os pães e os peixes para alimentar uma multidão de famintos. Mas, hoje, qual é a motivação para se buscar milagres de Deus? No entanto, cantamos: "Se diante de mim não se abrir o mar, Deus vai me fazer andar por sobre as águas, rompendo em fé..."
Porque Deus faria isso?
Você está indo libertar quem? Orar e alimentar quantos?
Deus ouve a oração no individual, mas age no coletivo. 

Os apóstolos levavam os discípulos a orar, a ler a Bíblia, a crescer espiritualmente em prol da comunidade. Na congregação desenvolvia-se o sentido de união, solidariedade. O texto de Atos 2 deixa claro. Os líderes atuais, entretanto, precisam tomar estes exemplos, pois estão fazendo a oração que torce o braço de Deus e quer transformá-lo num gênio da lâmpada em que temos direito a 3 pedidos. 

(leia a continuação)