segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Pregação e mensagem (pte.1) - Atos 2:42-47

Assisti algumas pregações. Confesso que o título é um pouco pesado. Mas faz sentido em se tratando de igreja evangélica no Brasil. Partindo deste princípio, em que estão usurpando a igreja de Jesus? 

1) Pregação (ênfase):
Em toda a história da igreja evangélica no Brasil, nunca se vendeu tanto livro, DVD de palestras e conferências sobre como fazer uma igreja crescer. Esse processo evidencia que algumas lideranças estão trocando a ênfase dada por Jesus no amadurecimento da igreja pela lógica do crescimento. É preciso entender que o crescimento da igreja é diretamente ligado ao Espírito Santo. O texto de Atos 2 mostra que os apóstolos ensinavam e os discípulos perseveravam nas doutrinas, aprendendo que a obra de Deus é o próprio homem, sendo transformado, segundo a imagem de Jesus, o Cristo. 

Deus quer que tenhamos o caráter de Jesus. Ser cristão é sair (do estado) da rebelião para (o estado da) adoração, e adorar, é reconhecer que a vontade de Deus é o que existe de correto no universo. Cultuar a Deus é fazer tudo o que Jesus faria se estivesse em nosso lugar.
Na igreja de Jerusalém os membros cresciam e aprendiam a ser como Jesus. E crescer é viver em comunidade, olhar o outro como a si mesmo, pois temos o mesmo Pai. 

'Pastorear' não é insistir até que se tenha uma congregação imensa, mas investir no ser humano de tal modo que ele aprenda a ser como Jesus e a amar cada vez mais seus irmãos. Assim, Deus irá acrescentando os que serão salvos.
Quando uma ovelha tem um problema, ensine em como lidar com a situação da forma que Jesus ensinaria. Se ela desenvolve antipatia por alguém, mostrar que é preciso olhar como Jesus olharia. 

Mas esse movimento que faz as lideranças buscarem desesperadamente pelo crescimento numérico está levando a igreja a ficar cada vez mais egoísta. Os louvores demonstram isso. Onde está o "nós" nas canções? Os louvores se referem sempre à primeira pessoa (eu) como se não fosse importante que a obra de Deus alcançasse os feridos, os ímpios, os desviados, os doentes, os cegos, mas apenas o indivíduo. Isso está fazendo o homem acreditar que tudo é para si. A palavra 'comunidade' está desaparecendo pelo desuso. 
Veremos que o mar se abriu para Moisés porque estava libertando escravos hebreus. Jesus dominou o vento e a tempestade quando estava a caminho de libertar o gadareno. Cristo multiplicou os pães e os peixes para alimentar uma multidão de famintos. Mas, hoje, qual é a motivação para se buscar milagres de Deus? No entanto, cantamos: "Se diante de mim não se abrir o mar, Deus vai me fazer andar por sobre as águas, rompendo em fé..."
Porque Deus faria isso?
Você está indo libertar quem? Orar e alimentar quantos?
Deus ouve a oração no individual, mas age no coletivo. 

Os apóstolos levavam os discípulos a orar, a ler a Bíblia, a crescer espiritualmente em prol da comunidade. Na congregação desenvolvia-se o sentido de união, solidariedade. O texto de Atos 2 deixa claro. Os líderes atuais, entretanto, precisam tomar estes exemplos, pois estão fazendo a oração que torce o braço de Deus e quer transformá-lo num gênio da lâmpada em que temos direito a 3 pedidos. 

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.