segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Pregação e mensagem (pte.2) - Atos 2:42-47

2) Na mensagem:
Jesus pregava que as pessoas deveriam se arrepender pois o reino de Deus estava próximo. Este era seu ministério. Deveriam se arrepender das práticas (comuns) e jeito de ser contrários á vontade de Deus. Reconhecer que o mal estava dentro de si.
A mensagem hoje continua a mesma: as pessoas precisam admitir sua distância de Deus e com isso, fora do padrão de Deus, que é Cristo. Mas não se fala mais que o indivíduo está em rebelião contra Deus.
Temos transferido a culpa, de tudo, para o diabo. 
No entanto, é preciso entender que são os homens que abrem o coração para que ele entre e domine. E, ao invés de chamar a atenção do homem para esta situação, os profetas estão trocando a mensagem do arrependimento (Jesus) pela mensagem da bênção: "Venha buscar a sua bênção", além de ser totalmente contrária á Palavra de Deus que diz: "As bênçãos te seguirão" (Deuteronômio 28:2). 

É por isso que vemos tanta gente convertida, comprometendo-se em mudar, mas sem condição de fazê-lo, de assumir um novo caráter, um novo viver, porque não está em nós esse poder de mudança. Mesmo que muitos de nós pense isso. É só olhar a vida do camarada.
Pessoas não conseguem sozinhas. E algumas pessoas até passam a frequentar igrejas mas não conseguem parar de mentir, de adulterar, de cobiçar, de invejar. O interior delas não está sendo trabalhado, a mensagem da cruz - arrependimento, mudança e salvação - não está sendo pregada, as pessoas não estão indo ás igrejas para se tornar semelhantes a Jesus, ou seja, "cristãos". No máximo, parecem "crentes".
E quem não pertence á igreja, imagina que todos os evangélicos, protestantes, crentes e cristãos, só pensam em prosperidade. Que testemunho é esse?
Usar o nome de Deus com interesses próprios, para ganhar dinheiro e status, é blasfêmia, porque confunde o que é santo com o que é humano. A igreja não está mais se importando porque perdeu o temor a Deus. A igreja não se incomoda mais em manter relacionamento com Deus apenas para receber coisas. Aliás, coisas substituem pessoas no mundo de hoje. E a igreja está repetindo esse comportamento. O povo está perdendo o temor á Deus. Mas tem medo do diabo. Quer ir para o céu por medo do inferno. Tornou-se supersticioso.
Ao contrário do "Venha buscar sua benção", a mensagem tem que ser: "se o meu povo, que se chama pelo meu nome (cristão), se humilhar, e orar, buscar a minha face e se converter dos maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra (sua vida, seu lar)" (II Crônicas 7:14), ou "arrependei-vos".  

Pastorear é ser exemplo.
E ser exemplo é repetir o que Paulo disse: "Sede meus imitadores como eu sou de Cristo" (I Coríntios 11:1). Primeiro, é necessário ser exemplo de arrependimento, mostrar que está em constante quebrantamento diante do Pai e que só está de pé porque Ele o sustenta.
O líder também tem de ser exemplo, pois está debaixo da unção de Cristo, como ovelha.
Este sim, Jesus, o único ungido.  

Afinal, se não formos como Jesus Cristo, seremos iguais a quem?


Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.