sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Família, faça o que gostaria que te fizessem (pte.3) - Lucas 6:31



Acho interessante que há 2 coisas que Jesus diz sobre família: 
1) A família é a última a enxergar a gente (Marcos 3:21); 
2) Jesus diz: "Mulher, eis aí o teu filho" e "Eis aí sua mãe" (João 19:26,27).
O que eu vejo é que, a família biológica não nos enxerga como 'espiritual'. E é apenas na cruz que as pessoas percebem umas ás outras, verdadeiramente. Jesus diz ao coração do indivíduo, pois a família é uma coletânea de indivíduos. Assim como um corpo tem muitos membros.
O Evangelho é a boa nova, a mensagem de Deus para as pessoas que formam a família. Os princípios para a vida, para a formação do caráter, são os mesmos para a família, pois tratam o indivíduo, e só então, poderá interagir no coletivo chamado família. 

"Como querem que outros lhes façam, façam também vocês a eles" (Lucas 6:31) 

Quem sentir no coração, contribua. Quantas vezes devo perdoar? São 70x7, ou seja, 490. E se você achou um número alto, é porque está preocupado em quantas vezes terá que perdoar, já está com o pé no farisaismo. Porque o foco aqui não é "quantas vezes", e sim, a pessoa que você vai libertar com seu perdão. Ela é o foco. Porém, alguns se enganam quando pensam que perdoar é continuar a viver uma relação doentia. Não. Posso perdoar, e não necessariamente, andar com essa pessoa. Perdão não é prisão, é libertação. 

Um filho aventureiro pode produzir um sentimento de amargura em seu irmão, que não foi mas queria ter ido e é por demais correto. Ou quer ser. Isso causa inveja e mágoa na família.
Ao começar seu ministério numa festa de casamento, onde melhorou o vinho, Jesus aponta para a questão da qualidade do relacionamento humano, seu vínculo e sua celebração. Engraçado como algumas pessoas esquecem que uma qualidade de Deus é "regozijar-se". Papel de certidão, convite e liturgia religiosa, são de César. Mas o casamento, corpo, alma e espírito, são de Deus.
Casamento é casulo, e nele, lagartas tem que virar borboletas, regido pelo amor. Mas na maioria das vezes geram serpentes.
Que os homens não queiram apenas a submissão que consta na Palavra (Efésios 5:21,22), pela admiração. Assim como as mulheres. A vida em si já é difícil, portanto, que a vida no casamento seja leve, permitindo assim que a vida em família continue leve. O desejo no Velho Testamento, de que os pais convertessem os corações aos filhos, e os filhos se convertessem aos pais (Malaquias 4:6), aponta para Cristo, mas apenas quando o Cristo viesse. Ele veio, andou entre nós e subiu aos céus. Pronto, eu e você podemos fazer parte da vida de Deus.


Em Cristo, que podemos trocar o nosso jugo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.