sábado, 12 de março de 2016

Humildade e humilhação (pte.2) - Lucas 14:7-11

Assim como na parábola, o Senhor nos observa: "Reparando...". Não gostamos de ser expostos publicamente, pois o orgulho é constrangedor quando notado. Mas antes de mostrá-lo, ele começa no coração, devagar, muda nossa motivação, nosso querer e agir. Como na parábola, somos sorrateiros, mansos,cuidadosos, para que ninguém note, colocando os olhos nos melhores lugares, no lugar de honra. Mas o Senhor notou, foi o primeiro a saber do orgulho corroendo nossa vida. O olhar de Jesus Cristo direto ao nosso coração, é o mesmo olhar que recebeu Pedro, ao cair sua ficha, quando o galo cantou e negara 3 vezes a Jesus.
Alguns podem pensar: Poxa, procurar um lugar melhor não é muito bonito, mas também, não é algo tão trágico. Isso é o orgulho. O achar que não fizemos nada, justificar-se pelo erro. 
Posso dizer que o orgulho, sem dúvida, nega a eficácia da cruz. Porque temos que ter o padrão de Cristo, o mesmo sentimento, pois mesmo sendo Deus não usurpou ser igual a Deus; antes se esvaziou, assumiu a forma de servo, como eu e você, a si mesmo se humilhou, obedeceu a fila até a morte, e morte de cruz. Apesar de ser um direito dEle, não exigiu ser igual a Deus.
Em Cristo, vemos como Deus é, e como nós devemos ser.
É o maior exemplo que posso dizer sobre ser humilde.
Sabe por quê? Porque Ele é exaltado por todos os anjos criados, Ele e o criador são um, humilhou-se, lavou os pés dos seus discípulos, entrou na fila para ser batizado e jamais disse "Desculpe, deixe-me passar, por favor... sou Filho do rei, tenho um ministério para começar, e Deus, o meu Pai, está me esperando, e o diabo também, preciso ir para o deserto antes, obrigado...". Ele cumpriu todos os caminhos que tinha que percorrer.

Obediência. Esse comportamento é esperado em nós também. O orgulho nos torna inimigos da cruz, aliás, o orgulho também tem a origem no próprio inimigo. A falta de temor de Deus promove o orgulho, quando nos faz pensar que somos "deuses", capazes de tudo e ninguém pode nos deter (Isaías 14:14). O orgulho, diante dos olhos de Deus é abominável. Desprezamos, e até odiamos nosso próximo, quando acrescentamos valor a nós mesmos, contrariando a Palavra de Deus. Considere os outros superiores a você.
O limite do orgulho é a ausência de humildade, a queda. Ela produz ruína, espírito altivo. Quanto mais orgulhosos, menos importantes no Reino de Deus.
Lembre: Jesus disse uma única vez que precisava de alguém, e esse alguém, era um jumento (Marcos 11:3).
(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.