sábado, 12 de março de 2016

Humildade e humilhação (pte.3) - Lucas 14:7-11

Orgulho não produz expansão no ministério, alargamento das tendas da igreja, evangelismo nas cidades, curas, como muitos pensam e querem. Se tornam, sim, imprestáveis ao serviço cristão, porque estão na exata proporção contrária aos desígnios de Deus para nós. Não é aprovado quem a si mesmo louva, mas aquele que o Senhor louva.  

Mesmo o orgulho estando camuflado, se manifesta em segredo. Um dia aparecerá e todos saberão. Assim como na parábola, foram convidados a sentar na última fila. E já não é novidade ver pessoas serem humilhadas justamente por aqueles a quem adulam.
Pessoas que demonstram orgulho se mostram seguras de si. Na verdade, é pura insegurança, não sabem qual o melhor caminho e no fundo, sabem que a qualquer momento, podem cair.
"Amigo, senta-te mais para cima" - isso é o que acontecerá aos humildes, que tem sua vida carregando sua cruz, vivem Sua Palavra e pensam como Jesus. Perceba que, só o convidado humilde é chamado de "amigo" (João 15:14). Só os humildes tem suas tendas ampliadas e serão exaltados, porque pensam e agem como Jesus.

Só através da oração, comunhão com o Pai, obediência e meditação na Palavra de Deus, saberemos o caminho para o humildade. É algo consciente, um passo de decisão em fazer a vontade de Deus. Na parábola, Jesus nos ensina como praticar a humildade:
- Não procure o 1º lugar (v.8);
- Toma o último lugar (v.10);
- Humilhe-se (v.11).

A atitude correta é "que Ele cresça e eu diminua", parafraseando João Batista, chamado por Deus como "entre os nascidos de mulher, ninguém é maior que João Batista" (Lucas 7:28).
Finalmente, o que posso dizer, é para que nos humilhemos, debaixo da poderosa mão de Deus, para que Ele, e não nós mesmos, no tempo certo, nos exalte.

NEle, que se humilhou para nos servir.

Graça e paz, da parte do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.