terça-feira, 8 de março de 2016

Líder ou chefe? - Neemias 13:31

Alguém que se julga um líder, deve entender que é á Deus, a quem deverá prestar contas de tudo o que faz e diz. É um princípio.
E não podemos falar em liderança sem citar o livro de Neemias. Enquanto lia, relia, meditava em Neemias, percebi características de liderança que vejo muito pouco em ação, seja em ministérios ou mesmo nas empresas, uma vez que fiz muitas Consultorias. E o que chamou minha atenção foram suas orações. Não se separava para orar, mas fazia as orações no meio das atividades, enquanto executava as tarefas, delegando ao povo o que tinha que ser feito, orientava todos. Neemias orava com intimidade. Sambalate e Tobias zombavam dele e do povo de Israel, porém, Neemias orou: "Ouve-nos, ó Deus, pois estamos sendo desprezados. Faze cair sobre eles a zombaria" (Neemias 4:4). Quando tentavam intimidar, orou: "Fortalece as minhas mãos" (Neemias 6:9). Em outra situação Neemias conversa com Deus, como um amigo: "Lembra-Te do que fizeram Tobias e Sambalate, meu Deus, lembra-Te também da profetisa Noadia e do restante dos profetas que estão tentando me intimidar" (Neemias 6:14). E logo depois de reorganizar os dízimos e ofertas para os sacerdotes e levitas, Neemias parece estar olhando para o Senhor: "Lembra-Te de mim por isso, meu Deus, e não te esqueças do que fiz com tanta fidelidade pelo templo de meu Deus e pelo Teu culto" (Neemias 13:14). Quando Neemias estabelece as leis para impedir que vendessem mercadorias no sábado, volta-se para Deus, dizendo: "Lembra-Te de mim também por isso, ó meu Deus, e tem misericórdia de mim conforme o Teu grande amor" (Neemias 13:22). Em outra ocasião, Neemias age com vigor contra a banalização do ministério sacerdotal: "Não Te esqueças deles, ó meu Deus, pois profanaram o ofício sacerdotal e a aliança do sacerdócio e dos levitas" (Neemias 13:29). E fico encantado com as últimas palavras de Neemias: "Em Tua bondade, lembra-Te de mim, ó meu Deus" (Neemias 13:31). 

O que podemos tirar desse texto é que um líder não é, nem pode ser, aquele que apenas faz um planejamento, cria estratégias, inspira outros e executa junto com os subordinados as tarefas. Isso é o "default", é o padrão normal, e é o que se espera de um líder. Mas a diferença de Neemias é que nos ensina a colocar Deus em nossa realidade, em nossos projetos, nossas lutas e desafios. Conversando com as pessoas, ele orava. Tomando decisões, orava. Executando as tarefas do dia-a-dia, mantinha um diálogo com Deus, em oração. 

Não falo aqui de qualquer líder, mas aquele líder em excelência, que entende que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, se este executa as coisas de acordo com o propósito de Deus, pois prestará contas das vidas que estão sob seu comando e de tudo o que diz e faz, e justamente por essa responsabilidade, cultiva relacionamento profundo com Deus, em todo o tempo, em todos os lugares. Porque em vão trabalham os líderes, se o Senhor não edificar a casa.
Que aqueles que o Senhor elegeu, sejam líderes na presença do Senhor.

Graça e paz!


NEle, que esvaziou-se de Sua glória, para nos mostrar quão grande é a tarefa de um líder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.