sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

O que fazer sem saber o que fazer? - II Crônicas 20:1-30

Exércitos (não disse algumas pessoas) vieram contra Josafá, em Judá. A destruição era iminente. Com medo buscou a Deus e a exemplo de Josafá diante dos problemas, devemos fazer o mesmo pois quantos de nós busca ajuda em outras coisas, nossa própria força e jeito, e o tempo passa e não resolvemos (ou resolvemos de modo errado, culminando em mais problemas na frente) e ficamos preocupados, perdemos o sono, nervosos, trazendo doenças emocionais, simplesmente porque trouxemos tal problema para nós, achando que somos capazes de resolvê-lo? Josafá também não pediu para ninguém orar por ele, nenhum amigo para desabafar ou quanto tinha no banco para fugir do país. Primeiro, ele orou. Preparou-se, orou e jejuou, movendo o mundo espiritual, assim como Daniel, em seu favor.
Quando digo que Deus ouve a oração no individual mas só age no coletivo, eis mais uma amostra. Josafá pediu para a população de Judá também orar e jejuar pois não queriam ficar debaixo de espada, juízo, enfermidades ou fome (v.9).
Todos, o povo e o rei, se colocaram perante o Senhor, ouviram a Palavra de Deus que, além de confortar, mudaram sua postura. 
A resposta de Deus foi que não temessem aquela multidão nem aquele exército, pois aquela luta não era deles, e sim, do Senhor, que lutaria por eles. E alguém já viu Deus ser derrotado? Se não tivessem ouvido e obedecido a Palavra do Senhor através do profeta, não teriam recebido direito aos despojos (v.25). E essa acaba sendo a grande lição, dentre tantas que podemos retirar desse texto:
1) Busque ao Senhor, sempre;
2) Confie na Palavra de Deus: Obedeça;
3) Ore e jejue;
4) Louve. 

O louvor que o rei Josafá ordenou também foi algo que muda nossa percepção, pois estamos acostumados a louvar e nos emocionar, "sentir" a presença do Senhor. Nesse caso, não. O louvor foi o grande exército que estava antes, durante e depois da batalha. Nos mostra que louvar a Deus deve ser antes do problema chegar, durante o período de batalha, e após a batalha, em agradecimento. O poder do louvor foi visto no campo, com o exército inimigo vencido.
É simples: não louvamos porque Deus nos ajudou a vencer. Louvamos a Deus porque acreditamos (ou deveríamos) que Deus é conosco, e está á frente das nossas lutas, e venceremos o problema que nos impede de sermos felizes. 

Josafá tinha crédito, andou reto diante do Senhor, sem nunca desviar. Servir ao Senhor é ser fiel, com alegria, amor, respeito e obediência, assim como fiel é Deus para conosco. E não adorar e buscar a Deus  somente na necessidade.
Acredite no Senhor e estará seguro. Acredite nos profetas e prosperará. Todas as nações temeram a Josafá e o povo de Judá quando souberam que Deus lutou contra o inimigo de Israel e lhe deu paz.


NEle, que mesmo sendo Deus, se fez homem e submeteu-se ao Pai, nos ensinando.


Graça e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.