quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

A vida como ela é - Eclesiastes 1:2

O livro de Eclesiastes é um livro denso, pesado, chato até, eu diria. E não apenas eu, mas muitos antes de mim. Numa livraria, vi um título assim: "O livro mais difícil da Bíblia". Achei curioso. Confesso não ser o meu livro preferido, mas há muito ensinamento. Reler "Eclesiastes" me fez entender a razão porque tantos não conseguem nem ler. E por ser um livro de sabedoria (algo que sincera e humildemente busco desde 2010), a verdade geralmente se faz entender de modo simples, logo, não são as dificuldades deste livro, ou sua profundidade, nem sua complexidade. O livro de Eclesiastes é até fácil de entender. Mas o que incomoda o ser humano é o overview, ou seja, como se fosse um ancião aconselhando um jovem, e tudo fica fácil, pois tal ancião, teve "experiência" com Deus. É o constrangimento de ter feito algo que não deveria, e o resultado ali, na sua cara. Assim é o livro de Eclesiastes. São muitos "É assim mesmo..." ditos ao longo das páginas. Desfaz-se tudo o que viu, sentiu e percebeu, e deságua na causa e efeito óbvio: Deus está no controle. 

A vida como ela é: não abençoa a queda do homem e seu pecado, mas desnuda esse pecado dentro do homem. Não fala da eternidade, mas do dia-a-dia para se chegar á eternidade. Fala de competições, morte, insensatez, julgamentos, desprezo, esforços inúteis, arrogância, sucessos imerecidos e injustos, poderosos, sábios, ricos, esquecidos, puxa-sacos incompetentes, vitórias momentâneas - logo esquecidas, sentimentos que alienam, tristezas que lavam a alma, bens materiais que não levam consigo a paz e... vaidade. Tudo isso para formar o caráter de quem quer seguir o caminho, a verdade e a vida. 

Por tudo isso, é um livro quase insuportável, realista demais, pois joga contra nós, vemos as feridas que, se não estivermos em Cristo, como curar? Não há milagres, tudo é causa e efeito, ação e reação.
Se conseguir atingir o milagre de Eclesiastes, verá o discernimento da vida em si, sem auto-enganos, que muitas vezes, acreditamos para doer menos, porque diante dos fatos da vida que nos dilaceram, pela fé, começamos a diminuir essa dor. 

Conselho: não deixe de ler.
Sem saber nada da vida, jamais abriremos nossos olhos para compreender a graça de Deus. Como eu sempre digo, não cai ficha, cai tampa de bueiro na nossa cabeça. E entenderemos que o deserto de hoje é a preparação emocional e espiritual para uma situação que vem por aí, e só então estaremos preparados.
Que o Espírito Santo fale ao seu coração, assim como falou ao meu. Há um só Deus, um só Espírito e um só Senhor.

Graça e paz!

NaquEle, que não dá o jugo maior do que podemos suportar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.