quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Religioso ou cristão? (pte.3) - Atos 4:32-47 + Atos 5:1-5

O engano está quando as pessoas perguntam quanto tem que dar de dízimo (bruto ou líquido?), quando começam a contar quanto é 70x7 (=490). Isso é estar no engano. È o mesmo que perguntar quantas vezes posso transgredir sem Deus ficar muito bravo. Ou qual o mínimo que tenho que dar para que Deus me abençoe. Ou o dízimo do líquido fará com que eu perca minha benção? Este é o caminho dos fariseus que se perderam na sua arrogância. Podemos nos tornar as pessoas que desejam doar sim, mas por medo, não por amor. E essas pessoas são as principais vítimas, porque ouvem que o "dízimo tem que ser do bruto!" (mais polpudo), doam por medo, porque senão correm o risco de perder o emprego, ou o gafanhoto levar seu dinheiro, destruir sua casa, ou se não der na igreja vai gastar na farmácia.
Se chegou nesse ponto, irmão, passou já do afeto ou amor. Nesse ponto, as pessoas estão administrando sua relação com Deus, perdeu-se o 1º amor, não sabe como voltar do ponto em que caiu, porque perdeu o 1º amor e está na confiança do amor de Deus, não no amor dele mesmo. Se não confia mais no seu amor por Deus, perdeu-se a confiança neste relacionamento, se doa, mas com reservas, sabe que é o limite. Não tem mais onde ir. 
O contraponto do que vivemos hoje em dia é que, a comunidade do Cristo ressurreto tem um encontro com Jesus, e nem pergunta, esta comunidade se dá, livremente e sem reservas. Quem vive nela, não mente. Ananias mentiu, sem necessidade, ao Espírito Santo. Pensou que com seu dinheiro, assim como um maçom, pudesse comprar uma vaga. Se alguém mente para Deus, não entendeu quem é Jesus, o Cristo, nem o que é o Evangelho, pois ainda está no reino do "eu". 

Quem tem intimidade não forja, não mente. Também não quero dizer que irá abrir as portas da sua casa, da conta do banco, para que outros sintam-se á vontade para invadir o espaço de nossa intimidade. Isso requer muito amor, quebrantamento, convivência, que vem do alto, jamais do homem. Verdades sempre devem ser ditas em amor. 

Importante: ao olhar para o outro, vemos Cristo. Assim, antes dele de relacionar comigo, esta pessoa se relaciona com Deus. Viver em temor do Altíssimo. Pessoas que tem um encontro com Cristo, preocupam-se em viver com Deus, pois ouvem a voz do Espírito Santo - jamais do inimigo.
"Ananias, como permitiu que satanás enchesse seu coração?" - Não se trata de ouvir o diabo e contrariar a Deus. Mas há transformação em Cristo Jesus!
A pessoa tem que querer.
Na comunidade do Cristo ressurreto tem discernimento espiritual.


Que o amor de Deus, o Pai; Graça de Cristo Jesus, e as consolações benditas do Espírito Santo, sejam para com todos os que leem esse texto, em nome de Jesus Cristo!
Sejamos uma comunidade em Cristo.
Feliz Natal á todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.