sábado, 19 de outubro de 2019

Apesar dos problemas não perca a fé (pte.2) - Hb 4.14-16


O momento de necessidade é quando estamos cansados. Não perdi a fé, mas as aflições da minha alma me cansam. O risco de perder a fé, a Salvação, é por sermos incrédulos, desobedientes, rebeldes, virarmos as costas para Deus, porque alimentamos expectativas em Deus o que não deveríamos. E ao passar por este tempo de dificuldade, sem chão, sem esperança, tribulação (simbolizada pelo deserto), começamos a ficar amargurados com Deus. E oramos, sem blasfemar, mas ressentidos:
- "Porque estamos passando por isso, Deus?";
- "O que o Senhor quer de nós?".
O tempo passa, as aflições da alma não passam, não há remédio, e oramos temerosos, mas já com audácia:
- "Deus não estou entendendo qual é a sua?";
- "Eu estou aqui, Senhor, não me recuso, me ensina!".
Aqui, já há murmuração:
- "O que o Senhor quer de mim?";
- "Porque deia isso acontecer?". 

Nesse momento, achamos que deus não está fazendo aquilo que você quer que Deus faça, e brota, como uma plantinha no vão da parede, uma amargura no coração. E assim, vamos esfriando. Seu coração que era quente (sapatinho de fogo), já não é mais. Orava tanto e agora, não ora mais. Buscou tanto, e hoje já não lê tanto a Palavra. Era comprometido(a) em servir, mas na hora que precisa não vem o que o que espera, de alguém engajado vira um observador. E como cínico e cético:
"Deus te ama!" - Você dá um sorrisinho irônico;
"Deus é bom!" - Só se for para os outros;
"Deus cuida de você" - Acredita mesmo nisso? (irônico). 

Assim, o Evangelho está dentro de você mas como conhecimento cultural e social, não como prática de fé - já não chora mais, não canta louvores, não está feliz, nem sorri, só observa. Daqui há pouco, não quer mais saber dos irmãos, da Igreja, da fé, do pastor, da Palavra de Deus. O próximo passo é odiar a Deus.
E aqui, abre-se mão dos valores morais. E na Babilônia, é fácil pensar que Deus não está nem aí para me ajudar, provavelmente, não está nem aí para me julgar. Aliás, Deus? Quem é Deus?
"Se Deus não existe, tudo é permitido" (Dostoievski). Se alguém perdeu a conexão do coração com Deus não tem por quê se sacrificar para ser agradável a Deus.


(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.