sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Provações (pte.1) - Tg 1.2-8

Temos que compreender que as provações fazem parte do propósito de Deus afim de promover maturidade espiritual. A provação de Abraão (Gn 22) veio de Deus, a provação de Jó (Jó 1.6-12) veio de satanás, e a provação de José do Egito e seus irmãos (Gn 37.14-28) é oriunda dos homens. Lembre que o mundo (religioso, político, socioeconômico, etc) jaz no maligno, e cabe a nós, desviarmos do mal. E Deus monitora cada uma dessas situações visando a edificação, o caráter e a fé.

Nunca vi ninguém saltar de felicidade ou dizer que, na medida que os problemas aumentam, sua alegria transborda. As bênçãos são as coisas que nos saciam, de bem-estar. lembro do espinho na carne de Paulo, que apesar da dor e sofrimento, poupou a vida do apóstolo, pois impediu Paulo de se ensoberbecer e se afastar da presença de Deus e envergonhar o Evangelho. Muitas vezes queremos algo de Deus que, se viesse, faria com que não fôssemos mais usados para abençoar nem seria bênção na nossa vida. Livramentos são a Graça de Deus.

Habacuque (Hq 3.17-19) deixa claro que, apesar de estar de mal a pior, e não do jeito que queremos, o motivo de sua alegria continuava a ser Deus e não as bênçãos. O que dizer de Paulo na prisão? Escreveu cartas aos filipenses exortando a alegria! Suas perseguições, perdas, revezes, fome, nudez, entre outras coisas, foram consideradas presentes de Deus, não como um fardo a ser carregado - como muitos de nós diz quando não recebe aquilo que acha que merece. Se o motivo da sua alegria está somente nas bênçãos, você é instável, se nossa fé está nas bênçãos apenas, sua fé é fraca, e se nosso relacionamento com Deus é baseado nas bênçãos, sua vida será uma confusão. Fica fácil entender que nos dias atuais, as pessoas vão ao culto com o objetivo de receber as bênçãos, como se Deus fosse o gênio da lâmpada. A Igreja hoje gera o mecanismo da religião: apelam para a culpa, ou para o medo ou para a ganância. Dessa forma, a Igreja do Senhor se transformou na Igreja-mercado, ela te oferece tudo o que precisa e você compra, é só ofertar. Eu faço o sacrifício e depois recebo o que pedi.

(leia a continuação)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.