sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Provações (pte.3) - Tg 1.2-8

 

Se a dor das provações gera fruto que nos faz crescer espiritualmente e forja nosso caráter, a ausência de sabedoria e discernimento espiritual, podem anulá-los. Através da sabedoria adquirida pela dor, nos faz compreender os motivos desta provação, além de nos ensinar a resignação - aceitá-la e esperar no Senhor, com paciência. Isso contribui para sabermos que Deus é o nosso aliado. Quem tem sabedoria, aplique. Quem não tem fé suficiente, que peça, e Deus lhe concederá.

E você, como reage a estas provações? Seu comportamento influencia àqueles á sua volta, sabia? Ainda mais se for um líder no ministério, um pastor. Em meio às lágrimas, podemos ver alegria ou murmuração? Lembre de Paulo e Silas na prisão, nus, comendo alimentos jogados no buraco junto às fezes e urina, depois de serem açoitados, louvaram a Deus (At 16.19-26). Sempre imagino eles cantando: "Porque Ele vive posso crer no amanhã...". E eu choro.

Sofrimento, dor e provações, teve Jesus, que nos ensinou em situações adversas e difíceis que devemos ter sabedoria. Senão, vejamos:

- Jesus enfrentou o diabo ao ser tentado no deserto (Mt 4.1-11). Não discursou 1h30min, apenas citou as Escrituras Sagradas, a nossa única arma de ataque (Ef 6.17), a espada do Espírito contra as falácias de satanás;

- Jesus enfrentou as autoridades judaicas, o sinédrio, quando não deram valor algum ao batismo de João Batista. MAs se calaram ao ouvir a pergunta: "O batismo de João é do céu ou dos homens?" (Mt 21.23-27), pois sabiam a resposta;

- Jesus enfrentou as autoridades romanas. Herodes, Antipas e Pilatos, ignorados com o silêncio de Jesus (Lc 23.8-12 + Mt 27.12-14).

Dessa forma, só nos resta encontrar a alegria, a sabedoria e a fé para saber que Deus está no controle, e tem Seus propósitos aos seus escolhidos, além de usar as circunstâncias da vida para forjar nosso caráter cristão, com as indeléveis marcas de Cristo. Aceite com alegria!

Que o amor de Deus nos transforme, ao receber as marcas desta vida, transformando-as em marcas de Cristo, a nos preparar para a eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.