quinta-feira, 15 de março de 2012

A Igreja
(Atos 2:42-47)

Aprendi com um querido pastor sobre como ser um presente. Se esse presente, servir, melhor. Enfim, ser um presente que serve.
Presente” (1) no sentido de tempo, o hoje, o agora, o tempo presente. Estar próximo ao que necessita.
E “presente” (2), no sentido de doação. Deus permitindo que você seja “o” presente junto ao necessitado. Ser o presente, não necessariamente embrulhado com uma fita. Mas se permitir ser o presente de quem necessita. Estar num estado de alerta.
O foco, em ambos os casos, é o próximo. Ou sua necessidade.
Agora, e o “servir”?

A Bíblia inteira fala sobre servir. Os profetas serviam aos propósitos de Deus. Jesus nos mostrou o ápice do servir, quando lavou os pés dos discípulos dizendo: “O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois” (João 13:7), e emendou: “Entendeis o que vos tenho feito?” (v.12).
Nessa passagem, que gosto bastante, Jesus vem falando de sua morte constantemente. Os discípulos estão assustados, afoitos, tensos, nervosos, pois não sabem o que irá acontecer. Jesus percebendo o nervosismo geral, dá o exemplo. É como se fosse um bálsamo. Um refrigério para a situação. Antes mesmo de ensinar que o maior sirva o menor, Jesus quer dar descanso.
Imagine o seu cônjuge chegando em casa depois do trabalho, nervoso, pressionado, contas a pagar, etc, e você dissesse: ”Olha, senta aqui. Deixa eu lavar seus pés. Descansa e relaxa. Esquece o mundo e seus problemas lá fora”.
Aprenderam com Jesus e se estabeleceram com o Espírito Santo.
Como uma cooperativa onde todos trabalhavam por todos, ninguém sofria sozinho. É uma comunidade, e como tal, tem sempre alguém para ajudá-lo, quando estiver doente ou necessitado.
Essa comunidade respeitava e honrava Deus. E faz uma enorme diferença. Quando respeitamos a Deus, respeitamos tudo o Deus criou. Respeitamos a nós mesmos. Tratamos os outros a partir desse respeito. Parece simples. Deus ouve a oração no individual, mas só age no coletivo.
E Deus respondia: "e muitas maravilhas e sinais se faziam" (v.43). Deixando claro que estava presente.
Interessante é que “segundo cada um tinha necessidade”(v.45), nos mostra que, quem dava o tom a essa comunidade não era sua capacidade em suprir, mas a necessidade daqueles que devem ser alcançados. A medida era daqueles que necessitavam, não o potencial de quem serve. Deus capacita segundo a necessidade do próximo. Isso é comunidade. Já imaginou Deus capacitando alguém, para que essa pessoa não faça nada por ninguém, só por ele mesmo?
A base da edificação da igreja é a doutrina dos apóstolos e profetas.
Essa comunidade era “presente que serve” não só para dentro da igreja, mas para fora, para a comunidade externa, pois “caindo na graça de todo o povo” (v.47) mostra que o povo, que não frequentava aquela comunidade, os admirava. Sabiam que agia ali algo diferente.
Só seremos “presente que serve” se buscarmos no ser humano aquilo que Deus colocou lá, mas eles não sabem.
A igreja tem a vocação de servir. Que sejamos despertados para ser um presente que serve. Não é fazer tudo. É fazer alguma coisa.
Qual é a necessidade do seu próximo?
Como vc pode ser presente? E presente que serve, como?
Não me venha perguntar “quem é o meu próximo”...
(isso é para outra postagem)


Graça e paz!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.