sábado, 17 de março de 2012


"campanhas" das igrejas


Campanha = Campo onde acampam tropas. Acampamentos, batalhas, operações militares. Conjunto de esforços ou de lutas para um fim determinado.
O emprego e uso da expressão, é direcionado para realizações em busca de resultados. Neste caso, materiais.
Acredito que, campanha para o cristão, é o consta na primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses 5:17, que diz: "Orai sem cessar". Jesus Cristo nos deu o exemplo. Requer muito mais do que o conjunto de esforços, por algum dias, para alcançarmos algum bem, para determinado fim. A palavra do Senhor nos fala da necessidade de orarmos incessantemente, porque o nosso compromisso com Deus, vai além de alcançarmos algum bem material e satisfazer as necessidades desse mundo.
Tais "campanhas" se parecem muito com as "novenas" ou "promessas". Nada mais que a troca em si: eu te dou isso e você me dá aquilo. Esquecemos quem é o Senhor e quem é o servo.
Não posso concordar.
Não sei, tampouco, onde está o embasamento bíblico para a "campanha". Paulo nos alerta para o que seja anátema (Gálatas 1:18). Me parece ser o homem introduzindo doutrina de origem pagã no seio da igreja evangélica.
Hoje, as igrejas promovem uma variedade de campanhas com finalidade para todos os gostos, cuja o objetivo na maioria das vezes, é sempre apontando para a prosperidade material.
Perdemos tempo com coisas que nos afastam do verdadeiro evangelho, e o inimigo "anda ao derredor, bramando como leão" (I Pedro 5:8). O ladrão nos distrai, rouba nosso tempo na igreja, no altar do Senhor, nos desviando das coisas que realmente importam.

Chega de campanha do sabonete (compra-se o sabonete na igreja, como ele está ungido, como mágica, seus problemas estarão resolvidos); ou do trízimo; ou fogueira santa (doa-se dinheiro para receber em dobro depois - onde está o propósito de Deus?); ou óleo ungido do céu (um pregador disse que havia ungido um óleo quando estava num avião, bem alto, alegando estar mais próximo do Trono de Glórias de Deus, e por isso, aquele óleo era dotado de maior poder e virtude que qualquer outro óleo ungido na terra, pois quando fora ungido, estava mais perto de Deus).
O que eu faço com a palavra de Jesus que nos disse: "Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas"??
Vejo semelhanças à Torre de Babel. O objetivo era tocar o céu. Exatamente como ocorre hoje, aquele povo também desejava alcançar o céu utilizando-se de elementos materiais. Deus confundiu suas línguas. O paradoxo, é pensar que para unir o seu povo, séculos depois, de diferentes raças, o Senhor enviou o consolador, o Espírito Santo, para que tivessem a mesma linguagem. Para nos unir. Nos separou pela língua e nos uniu pela língua.
Existem comunidades evangélicas que realizam campanhas, em oração, para o crescimento espiritual da igreja e para honrar e glorificar o nome do Senhor. Fiquei muito feliz, em saber que a igreja que frequento com minha família, fará uma campanha com um propósito diferente: orar por alguém da família, ou conhecido, que esteja fora (afastado) da igreja. Muito legal.
O aspecto de santificação e verdade me preocupa.
Não concebo uma campanha ser isca, atrair e firmar compromisso com o cristão, levando-o a não quebrar a campanha, com o jugo de receber maldição ao invés de benção.
Pior, perdem o vínculo da fé em Cristo e o propósito da morte de Cristo na cruz - remir nossos pecados e nos dar uma vida eterna.
O que acontece com um "crente" que faz campanha, faz campanha, faz campanha, e nada acontece?
Se está firmado em Cristo, na rocha, não vai balançar, e saberá que todas as coisas cooperam para aqueles que amam a Deus, entenderá que os pensamentos de Deus são mais altos que os nossos e esperará com paciência no Senhor. Porque Deus é quem opera todo querer e o realizar.
Agora, se está firmado na palavra de homens, ofertas, emoções, determinismo, autoajuda...
A libertação não está num frasco com água do rio Jordão ou sal grosso do Mar Morto. Senão, qual é a diferença da fita do Senhor do Bonfim amarrada no pulso ou um terço, uma rosa ungida ou um copo de água em cima da Tv na hora da oração?
Somos rápidos em julgar mas vagarosos na autoanálise.
Nossa libertação e salvação vem da fé no Cristo, aquele que derramou seu sangue inocente na cruz do Calvário, "para todo aquele que nEle crer, não pereça, mas tenha vida eterna" (João 3:16)
O único alvo é a cruz de Cristo.
As campanhas acabam por sufocar a fé e a promessa de vida eterna, de salvação, porque na maioria das vezes o objetivo da "campanha" é outro: a busca desenfreada pela prosperidade material.


Proposta para reflexão:
Porque Paulo não procurou a prosperidade, e ainda se alegrou no sofrimento?


Graça e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.