sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Ser uma benção (pte.1) - Lucas 8:26-39

A mensagem principal desse texto é óbvia: Jesus cura.
Não há demônio que resista. A Graça vai além do poder maligno e do que está diante dos nossos olhos, o óbvio. Mas tem algo mais profundo aqui.
São muitos, uma legião, em apenas um gadareno.
Quando Jesus chega, este homem vai até Ele, mas quem fala são os demônios: "Que temos nós contigo?". Muitos em um só, quer dizer que esses 'muitos' impedem de você ser 'você' mesmo. O seu 'eu' foi roubado, não era mais o gadareno, mas muitos demônios. 

Jesus veio para redimir toda criação do pecado. E não abre mão de cuidar de todos, como se fosse apenas um.
Jesus, apenas um e único, onde seu sangue lava os pecados de todos para a salvação.
Os demônios são muitos a se apoderar de um só. Por isso sempre vemos Jesus pregando para multidões. Mas Jesus tinha tempo para cada um: a mulher do fluxo de sangue, para Zaqueu, para a sogra de Pedro, para a mulher Cananéia, para as crianças, para a filha de Jairo, para a mulher samaritana, etc. Jesus tinha tempo para os indivíduos. 

Ao chegar, Jesus percebe que um sujeito é impedido de viver, porque é habitado por muitos. E devido á possessão, não havia nada de humano nele. Nem humanidade. Estamos, portanto, diante do antagonismo do ser criado, da coroa da criação de Deus: o homem.
Tem que haver uma intervenção!
A Graça alcança a todos, com restauração, graça, misericórdia, poder e dignidade. 
Espiritualidade, em Jesus, não é o homem tentando transformar-se em "santo", mas na exata proporção contrária, um santo tentando voltar a ser humano. Voltar àquela humanidade que o pecado deformou no Éden. O pecado nos fez cair.
Em Jesus, quanto mais santo, mais humano, mais simples.
Em Jesus, a santidade não impressiona, porque Ele é santo.
No gadareno, Jesus vê a santidade que deveria ser restaurada porque sua humanidade, fora roubada. 

A obra está incompleta quando levamos alguém para Cristo. A pessoa aceita, é o início, mas não termina. Jesus não é o fim, é o caminho.

(leia a continuação)

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