terça-feira, 29 de julho de 2014

Joio e trigo - Mateus 13:24-43

O mundo está cheio de trigo, mas o joio é quem dá as cartas. Há muito trigo, porém é discreto. Não fala alto, não tem nenhum projeto além de ser 'pão', sem ambição, sem pretensão de viver, não sem antes, ter que morrer. 

O joio tem chão, tem cara de trigo, mas não dá fruto nem se torna pão. Justamente pela semelhança, não quer morrer, pois ambiciona apenas existir como 'clone' de quem dá fruto: o trigo. Não entendeu o propósito que Deus deu ao trigo. 

O trigo dá fruto depois que morre.
O joio não quer morrer - seu único fruto é a própria existência. Só tem sua própria imagem, que confunde os que são, com os que não são.
O trigo é forte como naqueles dias que estamos fracos.
O joio é forte como aquele que só tem a si mesmo, por achar que tudo é pela força. Mais nada além de si. 

Porém, os dias são maus. O trigo tem que viver com ousadia, coragem, pois Deus não deu ao trigo um espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação (II Timóteo 1:7). 

O joio está na força da corrupção, das máscaras, das aparências, das imagens, do poder de controlar e, sobretudo, da hipocrisia. O joio quer "parecer" e "aparecer".
O trigo precisa combater, através do fruto, não tendo medo de morrer. Se não morrer, ele fica só. Morrendo, produz muitos frutos.
Nenhum fruto é maior que viver no poder, amor e moderação, e sem covardia.

O pão da vida convida os trigos a se oferecerem à morte, mediante a entrega e confiança, de que produzam fruto e assim, deem ao mundo a oportunidade de saber que, nem tudo que reluz é ouro. Nem tudo que parece trigo, é trigo. Que tudo o que é trigo, dá pão (fruto), embora haja trigos que mesmo sendo trigo, não dão fruto (pão).
Jesus ainda nos diz que não é para acabar com o joio (já que este é um trabalho para os anjos, mas ajudar o trigo a morrer, dando assim, muito fruto. 

O joio tentará substituir:
- amor por poder;
- bondade por instituições de ajuda;
- boa vontade por política;
- misericórdia por ideologia;
- amor ao próximo por serviço religioso (e momentâneo);
- adoração por show;
- pregação da Palavra por sedução ou magia;
e todo a corrupção contra a verdade, o amor e a fé. 

Para os trigos, Deus diz: 
"Não foram vocês que me escolheram, mas Eu os escolhi, para irem e darem fruto, e fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome" (João 15:16)

NEle, que nos chamou para sermos não mais servos, mas amigos,


Graça e Paz!
Obs.: homenagem a um amigo, mais chegado que um irmão, Spilla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.