sexta-feira, 11 de julho de 2014

Entre o cinismo e a aceitação - João 21:15~17 (pte.final)

Então, Pedro descobre que não é perfeito. Melhor, descobre que Jesus ainda o ama. Jesus aceita o meu 'fileo', não exige o meu 'ágape'. Mas há um detalhe aqui.
Porque Jesus aceita o 'fileo' de Pedro?
Porque Pedro viu que ele mesmo não era perfeito. Não era capaz de amar á perfeição, mas também, que Pedro sentia muito o não ser perfeito. Por mais que quisesse. Sabe o que é, assume que não consegue, mas não deixa de perseguir o alvo.
Tem muita gente que ao perceber que não é perfeito, nem conseguirá ser, se entrega, desiste, não faz nada para mudar: "Casou comigo assim, você sabia". Ok, mas não vai mudar nunca? Nem tentar melhorar? As pessoas podem crescer, melhorar, vencer os medos, se amar (não ficar no papel de vítima), amar o próximo, ter vergonha na cara, sensibilidade, se arrepender, amadurecer, ser curado. Tentar. Não podemos nos entregar á imperfeição e fazer disso a razão para uma vida porca e suja. Isso é gente cínica. Deus não gosta de "perfeitinhos", como vimos, mas também, gente cínica, o oposto, não dá.
- "Márcio, tu me amas?"
- "Que é isso, Jesus! A carne é fraca. Vai perdoando aí, 70x7..." 

Você está brincando? Desdenhando do amor de Deus por você? Fazendo pouco caso da Graça? 

A Graça de Deus, a pré-disposição de Deus amar, não é licença para termos uma vida cínica. Não temos uma vida perfeita, mas também não somos cínicos. Temos que aprender a andar com Deus, nesse amor, onde jamais conseguirei ser perfeito, acompanhada de uma profunda tristeza em dizer para Jesus que eu não consigo amar "ágape", mas apenas o amor "fileo". Arrependimento.
Fico a pensar se não é essa tristeza que falta aos olhos das pessoas, essa consciência do erro, que Pedro sentiu. Lamento pelo erro, não é arrependimento.
Arrependimento vem acompanhado de uma profunda vergonha e busca aos pés da cruz (leia: http://marcioneves67.blogspot.com.br/2012/04/remorso-ou-arrependimento-tristeza.html?showComment=1405089263927#c6393031213027008662). 
É justamente o que os pais de hoje em dia não fazem aos seus filhos: dizer o quanto foram magoados com a atitude dos filhos, em seguida, olhar dentro dos seus olhos e esperar 1 minuto. Caso contrário, não será gerado arrependimento.
Mais ou menos como a parábola do Fariseu e o Publicano. Enquanto um batia no peito pelo orgulho, o outro nem levantava os olhos, tamanha a vergonha.
Há domingo que tenho vergonha de ir á igreja. O grande perigo é ser cínico e deixar de ajoelhar, orar, buscar a face de Deus e se arrepender dos maus caminhos. Deixar de me transformar, aceitando aquilo que sou.
O dia que alguém achar que pode entrar na presença de Deus sem sentir vergonha, está perdido. Não estarão na presença de Deus os cínicos nem os presunçosos.
- "Você me ágape?"
- "Não, Senhor. Eu te fileo, o Senhor sabe que eu só te fileo".
Quando, após essa pergunta, escorrer uma lágrima, e você abaixar a cabeça de vergonha, Deus verá essa lágrima e dirá: "Você não é presunçoso, nem cínico. Vem aqui, deixa eu te dar um abraço. Me ajuda a cuidar das minhas ovelhas? Você é dos meus!" 

É isso que Deus espera de nós: nem a presunção dos religiosos 'perfeitos', nem cinismo dos que se escondem atrás da errada noção da Graça de Deus. 

Senhor, Tu sabe o meu tamanho. E hoje, eu também sei o meu tamanho. Sem sua Graça, nada sou. descobri que só posso, só sou e só consigo, debaixo da Tua mão. Tudo posso naquEle que me fortalece, soprado pelo Teu Espírito. Humilhado, ajoelhado e prostrado, dizendo que sem Ti nada sou. Não estou mais iludido a respeito de mim mesmo, nem sinto medo em dizer que nada sou. 

Meu conselho é segura na mão de Deus e vai, meu irmão! Se largar, você cairá numa vida cínica, sentirá culpa e tentará provar que tem uma vida perfeita, que não tem.
Eu dependo de Ti, Senhor. 

Naquele que temos todo o amor mas ainda não o entendemos.



Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.