quarta-feira, 2 de julho de 2014

Mens sana in corpore sano - Efésios 4:17 (pte.1)


Crisálida é o invólucro em que entra a lagarta e sai a borboleta. Ela passa um tempo ali, mas essa é uma crise para o bem dela. Sai do raso, onde rasteja, onde qualquer um pode pisar, para voar alto, linda.
Nossa "crise" pessoal, muitas vezes, pode ter a ver com a "crisálida", que aliás, tem a mesma raiz. 

Quando Paulo diz para sermos seus imitadores, é porque ele imita a Cristo. E com autoridade.
Agora, perigoso é sermos imitadores de quem não é ou apenas o que nos interessa. 

Paulo, em Éfeso, nos diz: Andem com a mente renovada. Não mintam mais. Quando vos irarem (e isso faz parte da humanidade) não produzam nada estando irados. Calem a boca. Se isolem. Se furtava, não furte mais. Trabalhe.
E há muitas pessoas esperando que o Espírito Santo mude seu caráter e suas vontades (adultério, roubar, mentir, irar-se, etc).Tome um posicionamento. A mente pensa (primeiro), depois o coração age, não o contrário. Tenha sempre uma palavra edificante.  

E por último, o conselho de Paulo é: "Não entristeça o Espírito Santo" (Efésios 4:30)
Tenho a impressão que, o que entristece o coração de Deus, não é o palavrão que digo, minha ira ou pedir desculpas em seguida, nem meu comportamento dia-a-dia. 

Quando falamos sobre sermos imitadores de Paulo, pois ele é imitador de Cristo, é sobre o Evangelho que se prega hoje. Apenas alcança o lado comportamental, e jamais atinge o cerne do ser humano. Portanto, não há transformação. 

É muito bom a nossa fé mexer com nosso comportamento. Ouço muito que a pessoa mudou depois que passou a frequentar a igreja e ouvir a Palavra de Deus. E tem que ser assim mesmo. Mas não é só isso. Sobretudo, não entristeça o Espírito Santo. E como não fazer isso?
Efésios 4:17: "Assim eu lhes digo, e testifico no Senhor, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos". 

Não vivamos como os gentios, portanto, não andemos na vaidade/futilidade da sua mente.
De um lado, Paulo exorta o comportamento (o lado exterior do homem), o lado que é visto. Do outro, Paulo usa a mente (raciocínio, pensamento), o lado interior, o que os outros não veem, só nós e Deus.
E Deus, saiba, não se relaciona com quem somos quando tem alguém nos olhando. O Espírito de Deus se relaciona com o ser que nós somos quando ninguém está olhando.
Isso é muito sério. 

Ao conhecer Cristo, a primeira coisa a ser transformada, é a nossa mente. 

Vaidade da mente = futilidade de sentidos. 
Desperdício das faculdades mentais em temas indignos. O contrário disso é ter uma capacidade mental imensa, voltada para a glória do Senhor e seu reino, impactando pessoas em projetos grandiosos e ainda gerar frutos. 

(leia a continuação)

2 comentários:

  1. Manda um abraço pro Neil Barreto!😘

    ResponderExcluir
  2. Tem no texto a indicação, querido. Nossa inspiração deve ser os q Deus nos apresenta. Não nego minhas inspirações. Fique tranquilo. Obrigado por ler o Blog. Fique com Deus!

    ResponderExcluir

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.