sexta-feira, 11 de julho de 2014

Entre o cinismo e a aceitação - João 21:15~17 (pte.2)

Não precisamos ser perfeitos e amar á perfeição para que Deus nos ame.
- "Márcio, você me ama ágape?"
- "Não, Senhor. Eu só consigo amar fileo. Não consigo nem perdoar, nem recusar dinheiro de fonte ilícita, como vou dizer que morro por Jesus? Não consigo".  

Eu sei que o Senhor me socorre, me ouve. Mas quando é para oferecer a outra face... Quando me pedem a capa, tem que dar também a túnica? Não dá, não consigo. Não consigo gastar menos para poder doar mais. Cuidar da minha saúde. Conversar mais com meus filhos. Se eu morreria pelo Senhor? O Senhor sabe que não.
E ao ouvir isso, Jesus dirá: "Tudo bem. Vem comigo, vou usar sua vida para trabalhar para mim. Você é dos meus!". 

Qualquer um diria: "Pedro é uma cilada, além de não te amar como deveria, tem cara de pau de dizer e o Senhor ainda o chama para os seus?".
Então, Jesus diria: "Você não entendeu nada. Mas Pedro, sim, entendeu".
E porque Pedro entendeu? Porque Pedro sabia que o seu amor por Jesus era imperfeito. E a partir disso, iniciaria sua transformação. 

- "Pedro, tu me amas ágape(ou seja, á perfeição, do mesmo jeito que eu te amo)?" 
- "Não, Senhor. Lamento, eu até acreditei, mas não te amo assim e o Senhor sabe".  

Finalmente Pedro chegou aonde Jesus queria. Jesus jamais acreditou que Pedro o amava nem o amaria do jeito que ele dissera. 
O problema é que Pedro, não sabia disso, e se achava perfeito, suficiente, capaz de viver a altura do padrão da perfeição do Filho de Deus.
Esse é o perigo do farisaísmo (moralista): gente que acredita ser perfeito. Pedro não se iludiu, reconheceu. Por isso "apascenta minhas ovelhas". 

Se foi criado numa família ou igreja que te ensinou a ser perfeito no falar, no vestir, programado para ter uma vida perfeita, uma carreira perfeita, um salário perfeito, um casamento perfeito, filhos perfeitos, desculpe, mas desconfio que você viva num 'inferno'.
Porque você não é perfeito!
E vive desesperadamente buscando perfeição, frustrado e se frustrando, se culpando, porque o inimigo colocou na sua mente que, para que Deus te ame e para que as pessoas te amem, você tem que ser perfeito. Tenta, mas vive nesse ciclo, neurótico, se culpa e se frustra. 

Você não foi um filho perfeito, nem mãe ou pai perfeito. Deus nunca pensou que você pudesse ser perfeito. Ouço pessoas posando de 'santo': "Olha, eu sei que Deus me perdoou. Mas eu não me perdôo!".
Simples: se você não se perdoa, porque não admite que não é perfeito.
"O que fiz de errado para ele(a) me abandonar?" - Nada. Só não há ninguém perfeito. Não há quem atenda nossas expectativas, nem governo, nem esposa ou marido, filhos, nem Deus é perfeito para nós: Ele demora, não me atende, não dá o que eu quero.

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.