sexta-feira, 11 de julho de 2014

Entre o cinismo e a aceitação - João 21:15~17 (pte.1)

Pedro nos mostra ser uma pessoa pouco preocupada com a opinião alheia, não se intimidava. Era intenso, sempre sobressaía. Exagerado e líder nato. Pedro é o primeiro a perceber a manifestação divina em Jesus (assim como em Isaías 6:5). Um pecador diante do Santo. Teve a revelação do Espírito que temos hoje: "Tu és o Filho do Deus vivo".
Somos humilhados pela presença divina, invadidos por alegria e pânico. Afinal, a Palavra de Deus ao se manifestar a alguém sempre diz: "Não temas!". Pedro teve essa experiência.
Pedro diz que morreria por Jesus, mas o negou 3 vezes. E ao tomar consciência da negação caiu num pranto desesperado.
No domingo da ressurreição, as mulheres avisaram aos discípulos, que estavam escondidos, para encontrar Jesus na praia. Pedro não sabe se vai, afinal o tinha negado. Então, Maria Madalena diz: "Pedro, Ele o está esperando!" (Marcos 16:7).
E do outro lado da margem do rio, após Pedro nadar até lá, conversaram. Agora, imagine: após negar 3 vezes a Jesus, Pedro é indagado 3 vezes.
Enquanto Pedro, envergonhado, se pergunta: "Como pude fazer isso?", justamente a pessoa que machucou, pergunta: "Você me ama?". É difícil.
Jesus está substituindo a memória da negação por outra memória de amor. O amor substituiu a traição. 

No grego aprendemos que há tipos de amor.
Há o amor EROS (erótico, homem e mulher, sexo, egoísta, quer para si, sofre, mata por amor). 
Há o amor FILEO (amigos, empatia, afinidade, prazer na companhia: amamos os amigos sem fazer força). 
E existe o amor ÁGAPE (divino, puro, de Deus; morre por você, se doa, se sacrifica, perdoa 70x7, respeita. Sofre pelo outro).
Tudo isso é para explicar que Pedro ama Jesus 'fileo'. E apesar de dizer, não consegue amar a Jesus 'ágape'. 
Se essa conversa fosse há um ano, Pedro teria dito: "Claro que te amo ágape, Senhor! Eu morro por Ti!". Sabemos o que aconteceu quando o galo cantou. 
Foi somente aqui que Pedro, depois que negou a Jesus 3 vezes, soube que só conseguia amar "fileo". Só damos aquilo que temos, não podemos dar aquilo que não temos.

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.