terça-feira, 29 de setembro de 2015

Servir (pte.1) - Lucas 10:38-42

 Marta e Maria nos oferecem um aprendizado duplo. Criadas em Betânia, irmãs de Lázaro, amigo do Senhor Jesus. Em suas personalidades diferentes, amavam a Jesus.
Muito se fala de Maria pois "escolheu a melhor parte" (Lucas 10:42), pois ficou ao lado de Jesus, enquanto Marta se preocupou com o jantar e arrumação da casa, estava inquieta com o trabalho sem ajuda. Essa é uma qualidade rara na mulheres modernas, ser hospitaleira, receber bem, com amor e alegria (I Pedro 4:9).
Você pode até pensar que Jesus a censurou, e o fez mesmo, mas criticou o "excesso" de serviço, não o servir. Marta já pertencia ao Senhor Jesus. 

Apesar de Marta ter reclamado enquanto fazia tudo sozinha (Lucas 10:40), não podemos desviar nosso olhar do zelo e amor com que fazia o jantar e preparava a casa, para a vinda de Jesus. Assim como nós, servos do Senhor, aguardamos a sua volta. E quem, senão Marta, faria o jantar e prepararia a casa para a visita de Jesus? É necessário organização para dar prioridade ao que é urgente e o que é imprescindível. Afinal, não podemos fazer a obra de Deus relaxadamente, quem relaxa é irmão do que destrói (Provérbios 18:9). Ninguém pode dizer que ela não amava a Jesus pois além de também escolher a melhor parte, optou em "servir". Maria, no entanto, só o adorava. Comparo Maria aos que se sentem confortáveis na igreja, sempre no mesmo lugar, no mesmo horário, e louvam, choram, são 'crentes' na igreja. Mas, "servem" a quem? Deixam do seu tempo para "servir" o próximo? Cedem espaço em suas vidas? Aqui a crítica é ao excesso de serviço, que se torna um fardo pesado.
Porque Marta, somos nós, trabalhadores da vinha onde os campos estão brancos. Quando Jesus a repreende é no sentido de "esteja comigo, assim como sua irmã, pois amanhã não estarei mais entre vocês". 

A maneira de Marta demonstrar seu carinho e amor por Jesus era servindo, trabalhando, suprindo a necessidade alheia, que fazia de todo coração. Marta adorou o Senhor e após isso, queria servir. E apesar de não gostar de comparações, é a diferença de Maria, que assim como muitos, continuam adorando, adorando e adorando, mas esquecem que Deus quer que saiamos do leitinho e comecemos a comer alimento sólido, ou seja, amadureçamos. 

E isso, nada tem a ver com deixar de adorar, mas acrescentar o servir. 
Vejo isso no "servir" de Marta. Maria adorava apenas. E fico muito tranquilo para dizer isso, pois há chamados diferentes para nós.

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.