segunda-feira, 24 de abril de 2017

Sacrifícios e louvores (pte.2) - Hebreus 13.9-16

Cito Hb 13.15: "Nós, por meio de Jesus Cristo, devemos oferecer a Deus sacrifício de louvor que são fruto de lábios que confessam o nome de Jesus"
O sacrifício de louvor só pode ser oferecido por quem confessa, através de seus lábios, o nome de Jesus. Para entendermos, cito Rm 10.1-4: "Irmãos, o desejo do meu coração e a minha oração a Deus pelos israelitas é que eles sejam salvos. Pois posso testemunhar que eles tem zelo por Deus, mas seu zelo não se baseia no conhecimento. Porquanto, ignorando a justiça que vem de Deus e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se submeteram à justiça que vem de Deus. Porque o fim da lei é Cristo, para a justificação de todo aquele que crê"
Na aliança com Moisés, uma pessoa era aceita/justificada se obedecesse a lei de Deus. Mas pergunto: Alguém consegue obedecer os mandamentos de Deus? Ninguém. Assim, ofereciam animais em sacrifício pelo seu pecado. No texto, Paulo diz que o "fim da lei é Cristo" - no sentido de "pra quê", de finalidade, pois toda a lei de Moisés apontava para Jesus.
Veja que o sábado era um dia que apontava para todos os dias; o templo era um lugar que apontava para todos os lugares; os sacerdotes apontavam para todas as pessoas; e os animais sacrificados apontavam para o cordeiro de Deus, Cristo, que tira o pecado do mundo, definitivamente, o cordeiro cujo sangue nos justifica, purifica e nos limpa para Deus. A lei apontava para Cristo.
Porém, muitos ainda preferem o caminho do dia certo, do lugar certo, do sacerdote certo, do sacrifício certo, sendo esta a lei dos homens. E Cristo, é a lei de Deus.
Ao menos, assumimos que somos pecadores, sim, porque há pessoas que pensam não ter pecados, já que não matam, não roubam, não adulteram. Enfim.
Antes, se não obedeceu a lei, era só sacrificar. Mas como ninguém conseguiu obedecer a lei, Jesus Cristo se ofereceu como sacrifício definitivo.

Como sendo pecadores ousamos invocar o nome do Pai? A resposta está em Rm 10.9,10. Se antes era pelo sacrifício, através do sacerdote, no templo e no dia corretos, hoje, chegamos até Deus, em nome de Jesus, confessando com nossos lábios: "O Senhor Jesus é Senhor da minha vida, creio que Jesus sacrificou-se por mim e só assim, posso estar na presença de Deus". E ao confessar, com meus lábios, abro mão da minha carne e meus desejos, e ofereço sacrifícios de louvor.
E o sacrifício de louvor é "não deixem de fazer o bem e repartir o que vocês tem, pois com esses sacrifícios, Deus se agrada" (Hb 13:16).
Não ficou simples compreender?
(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.