quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Críticas: Enfrente, ou então, em frente! - Pv 27.5

Quase nunca aceitamos a correção, nem exortação. Mesmo quando claramente, Deus usa alguém para falar conosco coisas que só nós (e Deus) sabíamos. 
Pense bem, se estão criticando você, falando de suas dificuldades ou apontando suas falha s, na verdade, estão nos ajudando, oferecendo caminhos alternativos para a correção, outras direções, que muitas vezes, nem as vemos. E é preciso humildade para entender que a crítica, pois muitos a recebem como perseguições, malignas, destrutivas. Já ouvi uma pessoa dizer que não existem críticas construtivas - e jamais concordarei com isso. Como num aconselhamento, se vemos algo que é contrário à Palavra de Deus na vida do aconselhado, devemos dizer. Segundo esta pessoa, não diremos porque será uma "crítica"? De modo algum. Temos que fazer o bem, sempre. 

Se o Pai, é nosso, essas pessoas também são filhos de Deus, portanto, podem lapidar a sua vida, como um diamante bruto, no intuito de direcionar e cumprir a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12.2) em nós. 
E como há pessoas que jamais aceitam correção?!? Rebeldes, recusam ajuda, não abrem os olhos e jamais aceitam alterar suas rotas. Sem medo de errar, digo: vão sofrer. Pois Deus lapida nossa vida, forja nosso caráter, para nos direcionar e sermos aquilo que fomos criados para ser.  

Acha mesmo que sempre somos Davi, nunca Saul? Sempre somos José, nunca seus irmãos? Somos no máximo Pedro, mas jamais Judas. Muitos até se acham Paulo, nunca Saulo. 

Suportar críticas não é algo fácil, a não ser que vejamos a crítica como uma direção a seguir, algo a ser corrigido, e seguir em frente. Ou então, enfrente!
As consequências em reagir positivamente às críticas (enfrentá-las), são: a sabedoria, alegria e doçura, maturidade, honra - que nos ajudam na caminhada (em frente!). Pense sobre quem o critica, pondere e determine a resposta adequada. Reagir, antes de pensar, é uma armadilha.
Se peneirar as críticas recebidas, descobrirá verdadeiras pérolas. E por fim, lembre: o querer e o realizar ainda vem do Senhor (Fp 2.13), graças a Deus!


Graça e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.