quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Dos pecadores, sou o principal - I Tm 1.15

Assumir que sou um pecador, é difícil. Ouvi de um amigo que, se pregamos a verdade e não a vivemos, então vivemos na mentira. E é verdade. 
Porque Paulo, apóstolo e homem de Deus, escreve no presente mesmo sendo já convertido, não sendo mais Saulo? Porque Paulo reconhece a Graça de Deus, que sem ela, nada teria acontecido.
Através da fé, ou crescemos no reconhecimento do pecado e do não merecimento da Graça de Deus, ou só crescemos no próprio orgulho - e a Graça de Deus perde importância. Assim, nos reconhecer pecadores, é necessário.
De Paulo de Tarso a C.S.Lewis, de São Patrício a Paul Washer, todos reconheceram ser pecadores. Mas eles estavam errados... o pior dos pecadores sou eu. 

Paulo representa alguém com méritos ministeriais, mas que se diz não merecedor da Salvação. A palavra "pior" denota a ausência de qualquer privilégio quanto à Salvação porque Paulo assumiu o que diz em Efésios 2.8: "Pela Graça sois salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus" - não se contradiz.
A Graça não pode ser só pretexto religioso para fingir ser o que não é, ser aceito e não ser cobrado sem mudar, porque se assim fosse, a Graça seria só teoria. 
Para Paulo, assumir-se o pior dos pecadores é a atitude mais madura, espiritualmente falando, de uma pessoa que quer se aproximar do Cristo. 

Ora, se Paulo era fariseu assumido (Fp 3.5), de braço dado com o judaísmo, se orgulhava em cumprir os ritos e sentir-se santo, por isso, é fácil compreendê-lo agora ao sentir-se um pecador no presente (I Tm 1.15b) - pois é o que acontece quando compreendemos o verdadeiro significado da Graça. E é por isso que digo: não é possível ouvirmos a Palavra de Deus e não haver transformação em nós.
Para buscar arrependimento é necessário entender o pecado, caso contrário, pensaremos: "Me arrepender do quê?". Este é o modo de pensar do mundo por não receber o Espírito Santo.
A Graça só pode ser vivida por quem entende que não merece, e isso só acontece quando entendemos que somos o "pior" dos pecadores.


Que a Graça e a paz do Senhor Jesus seja contigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.