sábado, 29 de setembro de 2018

Onde há mais verdade? (pte.1) - Rm 2.17-29



Fui ensinado nesta matéria (Romanos), no STNB, pelo excelente pr.Luciano - caráter cristão e mestre - o qual guardo em meu coração e oro por ele e sua família.
Gostaria de expor um paralelo interessante: Em Romanos 2, Paulo exorta os cristãos, pois fala dos religiosos e fariseus. Ao transportar para os dias atuais, enquanto Igreja do Senhor, podemos enxergar como estamos? Colocarei em negrito/vermelho para que você, caro leitor, perceba, sem alterar o sentido: 

v.17-23: "Ora, você leva o nome de judeu (CRENTE), apóia-se na lei (BÍBLIAe orgulha-se (ACHA QUE É FILHO DE DEUSem Deus; se você conhece a vontade de Deus e aprova o que é superior, porque é instruído pela lei (BÍBLIA), se está convencido de que é guia de cegos, luz para os que estão em trevas, instrutor de insensatos, mestre de crianças, porque tem na lei (BÍBLIA) a expressão do conhecimento e da verdade; Então, você (CRENTEque ensina os outros, não ensina a si mesmo? Você que prega contra o furto, furtas? Você que diz que não se deve adulterar, adultera? Você que detesta ídolos, rouba-lhes os templos? Você que se orgulha na lei (BÍBLIA), desonra a Deus, desobedecendo à lei (O QUE A BÍBLIA DIZ)?" 

Ser batizado nas águas, fazer parte de uma comunidade/Igreja, só tem valor, se está em obediência ao Evangelho de Cristo. Seguindo: 

v.24-27: "Como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vocês. A circuncisão (BATISMO, FAZ PARTE DA IGREJA) tem valor se você obedece à lei (BÍBLIA); mas se desobedece à lei, sua circuncisão já se tornou incircuncisão (COMO SE NÃO FORA BATIZADO). Se aqueles que não são circuncidados (NEM CRENTES,NEM BATIZADOS)obedecem aos preceitos da lei (BÍBLIA), não serão eles considerados circuncidados (COMO SE PARTICIPASSEM DO EVANGELHO, BATIZADOS)? Aquele que não é circuncidado (BATIZADO) fisicamente, mas obedece à lei (BÍBLIA), condenará você (CRENTE/CRISTÃO), que tendo a lei escrita (CONHECE A BÍBLIA) e a circuncisão (BATIZADO NAS ÁGUAS), é transgressor da lei (NÃO OBEDECE A PALAVRA DE DEUS)". 

Necessariamente, o fato de ser "crente/cristão", "batizado" ou "frequentador de Igreja" não garante ser Filho de Deus. 

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.