domingo, 28 de julho de 2019

Vida devocional - Rm 12.2



O objetivo do devocional é sermos transformados, e isso só acontecerá se renovarmos a nossa mente, de glória em glória. Saiba que é uma das coisas importantes da vida de um cristão.
Ouvimos tantas mentiras a respeito da vida (como vivê-la, para onde vamos, de onde viemos) que muitos acabam substituindo pela verdade, e apenas a verdade nos liberta. Assim como a rotina é importante numa família (filhos, cônjuges, trabalho) também é importante na vida espiritual, pois o que nos aperfeiçoa é o que praticamos. Não falo da rotina "domingo-culto-casa-trabalho-domingo-culto-casa-trabalho-domingo...", assim você será no máximo um bom fariseu. Por exemplo, não engordamos porque você foi no Burguer King 2 vezes, assim como não fica forte por ir na academia 2 vezes. A rotina, nestes casos, muda tudo.
No caso do devocional, é um tempo a sós com Deus. É você, a Palavra de Deus, e a presença do Espírito Santo.
Esse tempo a sós com Deus é necessário, reforça nosso sacerdócio, nossa fé.
Para começar, pegue sua Bíblia. Enquanto oramos, falamos com Deus. Enquanto lemos a Palavra, Deus fala conosco - e é essa meditação diária que compreendemos as saídas para os nossos dilemas.
O Senhor fala conosco num processo: 
  
Adoração - Coloque um louvor, uma música em adoração ao nosso Deus. É o período em que sua mente e coração precisam ser direcionados (metanóia) para que a emoção sinta a presença de Deus (Sl 139.7,8), uma vez que Deus é Espírito. Uma consciência de que Deus está sempre ao seu lado, e isso, mudará nossa concepção de vida e nossa relação com Deus. 

Ouvir a Palavra de Deus - Ao ler e compreender, mudando a nossa mente e entendendo o recado de Deus. Comece num livro, e de capítulo em capítulo, compreenda a mensagem que Deus quer conosco. Lembra daquela transformação e mudança de mente (metanóia)? 

Meditação - É algo que menos fazemos ao orarmos. Porque falamos, pedimos e choramos, e após o "amém", acreditamos que estamos quites com Deus e que cumprimos nosso dever. Pode ser tudo, menos devocional. Meditar, não é como na yoga, budismo, hare khrisna, que é esvaziar a mente para o seu "eu" sair e atuar. A meditação cristã requer o esvaziamento de nós mesmos, mas com o preenchimento da verdade de Jesus Cristo. 
É como permitir essa verdade descer da mente para o coração, e é por isso que muitos confundem com o "sentir", mas este, não passou pela mudança da mente (metanóia), e não mudará nada em sua vida. Meditar naquilo que leu, que ouviu Deus falar e reproduzir na sua existência. 
Davi fala com quem no Salmo 103.1? Com Deus? Não, fala com ele mesmo. Pegue o que está na sua mente (Deus sabe todas as coisas) e faz descer ao coração (entendimento), que fala com a alma (executar). Medite no texto que ler. 

Oração - Ao sentir a presença de Deus, o combustível acionado, tanto no coração quanto na alma, então vai orar. Agradeça, clame, peça, ofereça, queira relacionamento e intimidade, use o louvor, o vídeo, o pregador, o livro, para que você entenda mais e mais, interceda pela fam[ilia, pela Igreja. A chave da oração não é saber falar, é ter a certeza que ali está o seu Pai, naquela conversa. 

Acredito mesmo que mudará sua vida se conseguir fazer isso todo dia. Depois me fale...


Graça e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.