sábado, 9 de junho de 2012

Amor (in)condicional - I João 4:19


"Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro" (I João 4:19)
Sim. Ele nos amou primeiro. Amar primeiro não quer dizer amar independente do que o outro faça.
Sim, Deus nos ama. Mas e nós?
Não havendo reciprocidade, se não partir de nós, não temos um relacionamento. Se não há relacionamento, não é incondicional.
Incondicional”, quer dizer que independe das condições. Que independe do que eu faça. Mas Deus não age assim. Ele quer obediência.
Se isso está claro, podemos continuar.
Porque Deus ama para ser amado. Porque se fosse “incondicional”, todos estaríamos salvos. Incondicional, aqui, seria não esperar resposta alguma.
O amor de Deus atua em nós para criarmos condições de amá-lo. "Mas Deus mostrou-nos até que ponto nos ama, pois, quando ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós" (Romanos 5:8)
O amor de Deus, entretanto, exige uma resposta: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16). Deus ama as pessoas, mas só salva aquele que responde ao seu amor. E mais: quem está consciente desse amor, não vive para si, mas vive para Cristo, que morreu por nós e ressuscitou.
Deus se responsabiliza pelos que o amam. Estes seguem a Deus. Mas os ímpios, perecerão (Salmos 1:6), pois seguirão seu próprio caminho, sem Deus.
"Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força" (Deuteronômio 6:4,5)

Deus espera ser amado, porque esta é a única maneira adequada de relacionar-se com Deus: amá-lo acima de todas as coisas – o que significa sempre escolher a Deus, não importa quão tentadora seja a possibilidade oferecida. Quem ama a Deus acima de todas as coisas só escolhe o que Deus escolheria, porque sempre escolhe a Deus.

*sugestão: Ouça “eu escolho Deus” (Thalles Roberto).
Só ama a Deus quem obedece. E quem o obedece, o amor de Deus é aperfeiçoado, cumpre a missão que Deus determinou.
Sem obediência não há salvação. Não que a salvação seja por obras, mas é por graça – derramada sobre nós, nos tornando filhos da obediência.
Não estamos falando de salvação, mas de amor e obediência.
Deus não deixa de amar. Mesmo quando não damos uma resposta. Mas se a resposta não vier, exercerá sua justiça.




Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.