É a fase da igreja que começou em Adão e irá até o último cristão chamado pelo Senhor.
O Pentecostes abre uma fase onde Deus não mora em outro lugar, senão em nós, o templo do Espírito Santo, uma casa viva. Afinal, um Deus vivo tem que morar numa casa viva - aqueles que entregaram sua vida para o Senhor.
É um evento missionário, mensagem para todas as nações.
Começa com o derramamento do Espírito Santo, pois todo cristão que está cheio do Espírito, está envolvido em missão. Quando você é tocado, é chamado, conhece a "boa nova", e quer partilhar. Quer envolver as pessoas. Fala, com propriedade e conhecimento, daquilo que recebeu e vive. Você prega o Evangelho, e contribui para que ele seja conhecido, principalmente onde não se pratica.
Depois, o Espírito Santo faz a "tradução". Os discípulos de Cristo estavam falando das grandezas de Deus. Se atentarmos para a Bíblia, talvez nunca se falou tanto com tanta propriedade. Os discípulos passavam á frente, o que recebiam do Espírito Santo, em línguas que não conheciam, para outros que nunca ouviram falar de Deus.
É incrível.
Todo homem, cheio do Espírito Santo, não tem outra coisa a falar senão das grandezas de Deus.
Aliás, quer saber se Deus é contigo? Se o Espírito Santo está você? Preste atenção em "como" e "o quê" está falando. Se não está mais falando das coisas do Espírito, cuidado. Não há outro assunto senão do que interessa a Deus, glorificar seu nome.
O que, afinal, Deus quer que aconteça?
Relacionamentos melhores, curados. Famílias saudáveis. Justiça, respeito às pessoas. Verdade. Amor.
Fale apenas coisas que edificam.
É muito fácil saber se aquela pessoa está cheia do Espírito Santo. Afinal, a boca fala do que o coração está cheio (Lucas 6:45). E o que está saindo da sua boca?
Quando estamos cheios do Espírito, falamos das coisas de Deus.
No texto, o Espírito Santo fez com que os discípulos traduzissem e os outros, entendessem. Imagine 120 pessoas falando ao mesmo tempo? Não daria pra entender.
E esse é o milagre¹: os discípulos falando em línguas, que não conheciam, sobre as grandezas de Deus.
Outro milagre²: O Espírito Santo fazendo as pessoas, em outras línguas e que não conheciam, entender.
Esse é o Evangelho em nós.
Isso é o Espírito Santo fazendo morada em nós.
Que cada um examine-se a si mesmo (I Coríntios 11:28).
NaquEle que nos presenteou com seu Espírito.