terça-feira, 23 de julho de 2013

Deus nos montes e nos vales

I Reis 20:23 e 28,29 -"Enquanto isso, os conselheiros do rei da Síria lhe diziam: "Os deuses são deuses das montanhas. É por isso que eles foram fortes demais para nós. Mas, se os combatermos nas planícies, com certeza seremos mais fortes do que eles... O homem de Deus foi ao rei de Israel e lhe disse: "Assim diz o Senhor: 'Como os arameus pensam que o Senhor é um deus das montanhas e não um deus dos vales, eu entregarei esse exército enorme nas suas mãos, e vocês saberão que eu sou o Senhor'. Durante 7 dias estiveram acampados em frente um ao outro, e no sétimo dia entraram em combate. Num só dia os israelitas mataram cem mil soldados arameus"

Monte é lugar alto, lugar seguro. Vitória. É estar bem profissional, financeira e espiritualmente. Tudo vai bem. Quando estamos num lugar alto, vemos as coisas embaixo, sempre pequenas. Um rio parece poça d´água e as pessoas parecem formigas. Nem sentimos a tempestade pois está num lugar alto. Quando olhamos do alto, além de enxergar melhor, vê-se ao longe, onde estão os alimentos e as pessoas, qual o melhor e mais rápido caminho, assim podemos escolher. Espiritualmente, em conformidade com a Palavra e na presença de Deus, podemos escolher o melhor caminho para nossa família. 
Se tudo está bem e vivemos melhor momento da vida... Cuidado!
Nosso inimigo não tem medo de quem está no alto. 
No AT, temos o exemplo de Sansão (Juízes 15 e 16). Satanás tentou com exércitos. Não conseguiu. Mas foi sagaz e percebeu a fraqueza de Sansão: as mulheres. Não é o lugar alto que impedirá o diabo de tentá-lo, porque Sansão era Nazireu, foi, escolhido.
Ao invés de repreender a tentação, começou a brincar com Dalila. Soberba. Contou a ela seu segredo e ela o entregou aos filisteus. Mesmo sendo separado por Deus, caiu.
Deus nos diz para enfrentar o diabo, mas da tentação, Deus nos manda fugir.
Satanás quer tirar nosso lugar, e quem está de pé, cuide para não cair (I Coríntios 10:12). Se aassim não fosse, Deus não permitiria tal advertência. 

Você pode estar cheio do poder de Deus, mas saiba que as batalhas são travadas no alto. Potestades e principados.
Elias, quando enfrentou 450 profetas de Baal, foi no alto. Se você está cheio do Espírito Santo, esteja preparado para a luta. 
É Deus que nos coloca nos lugares altos. O querer e o realizar vem do Senhor (Filip 2:13). Esquece o ego, a empáfia (Prov.16:18). Em Atos 17:25-28, a Palavra nos diz que tudo é por Deus. É Ele que nos dá, que permite. Mas a vaidade e a soberba, nos derruba. O rei Uzias é o exemplo disso (II Crônicas 26). 

O importante não é como começamos a vida cristã, mas sim como procedemos e terminamos.
Em todas as portas que Deus abrir, saiba dizer: "A honra e a glória é Tua, Senhor!".
Salmos 104:27 - "Todos esperam em Ti para que lhes dês o alimento no tempo certo; Tu lhes dás, e eles recolhem, abres a Tua mão, e saciam-se de coisas boas. Quando escondes o rosto, entram em pânico; quando lhes retira o ar, morrem e voltam ao pó" - Acho lindo este Salmo pois Deus deixa muito claro quem somos. Tudo o que somos, fomos e ainda seremos, depende de Deus. Se Ele tirar o fôlego de vida, não há ciência ou tecnologia que nos livre quando doentes. A Deus seja a honra, a glória e majestade!  

Agora, os vales.
Nos vales é lugar de tribulação, lutas, adversidades. Apesar de muitas igrejas pregarem só "prosperidade", o cristão também passa por isso. 
Quem está no vale, rio tem correnteza e te sufoca, as árvores são altas e as pessoas, são mais fortes que nós. Ficamos vulneráveis, a distância encurta, quando abrimos os olhos o problema já está em cima de nós. A visão é relativa a nossa própria altura. Não há escolha dos caminhos, porque só vemos o caminho onde estamos.
E é no vale onde mais pecamos. Porque basta ao homem sentir falta das necessidades básicas, um problema a resolver, doenças, cair o padrão financeiro, andar a pé ou perder o emprego, que ele se julga injustiçado. Entra a autocomiseração (Números 11:11-15). No vale, estamos vulneráveis às investidas do inimigo.
A questão não é se eu estou no vale ou no monte, a questão é saber se eu estou com Deus ou não. 

"Não temas, porque eu sou contigo, não te assombres, porque eu sou o Teu Deus; Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça" (Isaías 41:10) 

Se não esquecermos de Deus, é no vale que conquistamos as maiores vitórias. Quando está tudo bem, não percebemos a vitória. Quando não tem mais saída é onde Deus está, é onde opera, mas não é para acabar conosco, é para que todos vejam que foi Deus, e não o homem, que conseguiu.
Davi venceu Golias, no vale.
Ezequiel é levado para ver a ressurreição dos ossos secos, no vale.
Josafá viu o inimigo cair sem levantar sua espada. A luta era de Deus, não sua.
O importante é o discernimento espiritual. 

Nos 3 casos, a palavra, a ordem, a vitória, estava com os homens de Deus. Davi venceu porque Deus estava com ele.
Ezequiel, profetizou, como Deus ordenou, para que os ossos voltassem a ter vida. E Josafá apenas obedeceu. 

Por estarmos no vale ignoramos o poder que está em nossa vida e a Palavra de Deus. Se fôssemos nós, nos casos de Davi, Ezequiel e Josafá, qual seria a nossa reação? Provavelmente, jamais lutaríamos contra Golias, questionaríamos se Deus falou mesmo sobre os ossos, e muitos, ao contrário de Josafá, lutaríamos contra o inimigo, pois Deus "não gosta de covardes". 

"Ainda que eu andasse sobre o vale da sombra e da morte eu não temeria mal algum porque Tu estás comigo" (Salmos 23:4)
É no dia a dia que vemos a benignidade do Senhor, porque ela dura para sempre. 

NaquEle, que fará festa ao nos encontrar, pois buscamos a Graça através da nossos erros.


Graça e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.