segunda-feira, 28 de outubro de 2013

João 12:1-11 (pte.2) - Os Judas e as Martas e Marias, na igreja

Marta também estava lá: "Marta servia" (João 12:2). Brinco com minha esposa comparando-a com Marta, pois seu prazer era trabalhar (tanto para as pessoas quanto em seu emprego). Ver alguém sorrindo, matar a fome de alguém e fazer esse alguém feliz. É o exemplo de quem serve.
Observe que na mesma igreja onde tem Judas, que trai, tem Marta, que serve. Um subtrai o que é dos outros, o outro dá o que é dele para os outros. 

Havia também Maria. Ela pega o perfume (nardo) equivalente ao salário de 300 dias e joga nos pés de Jesus. Maria simboliza as pessoas que amam a Deus, de forma terna e apaixonada, e se recusam a dar qualquer coisa a Cristo, querem sempre dar o melhor. Isso é igreja. 

Olha o que pensamos sobre Judas:
- "Não posso aceitar pessoas como Judas entre nós. Não deveria ter fofoca, trairagem, não deveria nem poderia ser assim. Vou sair do ministério! Vou abandonar a igreja!"
Você quer abandonar porque não suporta a presença de hipócritas, pecadores, dissimulados, e diz que não quer mais esta igreja. Mas todos sabemos que, quem sai de uma igreja (porque ela não é perfeita) e vai para outra, também nessa não ficará, porque não existe igreja perfeita.
Você quer moldar a igreja do jeito que você gosta, mas se é igreja, ela é do Senhor Jesus, não sua. E hoje isso está na moda, crente com a unção do macaco: Pula de galho em galho. Até o próximo galho quebrar e você se afastar de Cristo.
Na igreja há muitos hipócritas, gente falsa, Judas, é verdade. Jesus nunca enganou ninguém. Ele escolheu Judas, permitiu que este cuidasse das finanças. Ele serviu a Judas, ainda o chamou "amigo, a que vieste?" (Mateus 26:50), e permaneceu até o fim. Só saiu da igreja porque quis, escolheu o remorso, não o arrependimento (http://marcioneves67.blogspot.com.br/2012/04/remorso-ou-arrependimento-tristeza.html), levando-o ao suicídio.
Já pensou: "Judas, você está excluído porque você é fofoqueiro" ou "Não está com uma roupa que condiz com nossa doutrina" ou "Não fala como nós" ou "É pior que nós!".
Não. 
Jesus tratou a Judas exatamente igual aos outros. E não está errado, pois se você acha isso, mostra que a sua visão é distorcida. Estar fora da igreja por causa dos Judas, é estar longe de Jesus, Lázaro, Marta e Maria, e isto, não pode ser melhor.
Certo diz me disseram: "É, mas aquele ali é infiel com a sua esposa e está aqui na igreja?". E não é melhor que esteja na igreja, aos pés de Cristo? Isto vale para o alcoólatra, usuário de drogas, prostitutas, travestis, mentirosos, ladrões, etc. Os bancos vazios nas igrejas são para estes, que necessitam tanto de Cristo quanto eu. 

Agora, deixar a igreja por causa dos imperfeitos, hipócritas e falsos, é abrir mão de gente a quem Deus restaurou a vida de forma poderosa, e pelo fato de estarmos ao lado deles, nos sentimos mais vivos. Quando abro mão da igreja por causa dos Judas, abro mão de andar com Lázaro (era morto e reviveu), que não precisa, absolutamente, falar mais nada. São pessoas que tem pouco diálogo com os homens, mas falam MUITO com Deus. Estar perto destes faz bem para a alma. Hoje em dia, há poucas pessoas que falam com Deus. São raras. As pessoas mais nos matam espiritualmente, que nos edificam. Agora, se existe um lugar, que falamos com pessoas onde Deus falou e transformou suas vidas (experiência com Deus), é a igreja. 

E ás vezes, por causa desses Judas, vamos embora, perdemos a oportunidade de conviver com pessoas de boa índole, que Deus enviou, mas abrimos mão. Pessoas como Marta, mais humilde e pobre que a gente, mas que nos enriquecem muito mais que qualquer outra. São marcas da igreja. 

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.