quarta-feira, 30 de outubro de 2013

João 12:1-11 (pte.3) - Os Judas e as Martas e Marias, na igreja

 Pessoas que estão feridas, que não tem de onde tirar, mas sempre abençoam outros feridos, são esposas que apanham ou filhos que não tem pai, maridos que são humilhados pela esposa que foram restauradas e se recusam a se entregar. Tem sempre uma palavra de graça, benção e esperança ao ferido. Tais pessoas, na igreja, estão sempre sorrindo, sempre bem, mas a sua vida não é fácil. Enquanto andamos com elas, nos sentimos bem, somos abençoados. E só conseguimos ver/sentir isso, quando paramos de andar com elas. Então, a ficha cai.
Quando abrimos mão do ladrão, do hipócrita, dos Judas, abrimos mão também de LázaroMariaMartaJesus, a quem nos abençoa. Os Judas sempre reclamam o que Deus não fez, que está atrasado, que os irmãos são imperfeitos. Estes estão no nosso meio. Deus tem dado recursos, bens, dinheiro, mas vivem para si. Há ovelhas que não adianta pedir nada ou esperar algo, conscientização ou oração. São consumidores. Isso não quer dizer que a igreja não vale a pena. Tem ovelha que sendo apenas uma, vale por mil. É uma marca da igreja. 

Sair da igreja por causa dos Judas é abrir mão de gente como Maria, que não perde oportunidade de dar sempre o melhor. Até escandaliza: "poderia ter vendido e dado dinheiro aos pobres" (Marcos 14:5). Estes não amam os pobres, órfãos ou viúvas, apenas tiram de quem não tem.
E porque olhar para Judas se posso olhar para Maria? São 2 formas de lidar com o dinheiro. Judas quer lucro, enriquecer. Maria não está preocupada com o prejuízo: "Juntei dinheiro o ano inteiro e não abro mão em investir no Senhor, quero dar-lhe o melhor, e no momento, é este perfume". Para Jesus, onde o nardo é jogado, não importa. Mas sim, a disposição de jogá-lo. O desprendimento ao dinheiro. A intenção vem junto com o amor, que se recusam a fazer para Deus de qualquer jeito, senão o melhor. 

Talvez você ame a igreja de Cristo, e a Cristo, muito mais. Verdadeiro adorador. Talvez não esteja vivendo uma vida condizente a uma vida em santidade, imaginando que não tenha direito de fazer parte desta igreja. Deus sabe o que está vivendo, acredite. E se essa Palavra chegou até você, é para você. Continua a acreditar que, se a igreja não se importa contigo, Jesus se importa. Os amigos podem te esquecer, a igreja pode te esquecer, mas Jesus Cristo jamais esqueceu de você! Jamais!
Jesus quer você na igreja, junto com Ele. Joio e trigo crescem juntos e não podemos fazer nada. Só Jesus os separará no dia do juízo. O problema da igreja não é o joio, e sim, aquele que acha que é trigo, mas não aprendeu a conviver com o joio, sem ser influenciado por ele.
Joio, hipocrisia e pecado, nunca foram problemas para a igreja. Há muitos em pecado na igreja. Mas a igreja continua crescendo, restaurando e salvando. 
O que acaba com a igreja não é a abundância do pecado mas a ausência da graça.
Pior que o pecador, é aquele não fez, mas não perdoa. Vemos tanto terno e gravata, pernas e axilas cabeludas, sapatinho de fogo e língua estranha, santidade elevadíssima, homem e mulher de poder, mas não ama nem perdoa. Tem dificuldade em oferecer a outra face, entregar a capa junto com a túnica. Aparência sem graça, sem arrependimento, nem caráter de Cristo.
Deus não precisa, mas Ele conta conosco.
O problema da igreja não são os Judas, os pecadores. São nossos olhos. Não são os fracos, mas os fortes que não se toleram. O problema são os que se acham santos demais.
Não gosto de super crente. Muita santidade esconde algo. O sinal do santo é humano, normal, gente boa, simpático, atraente, não repelente. Não é o que eu vejo.
Não é dissipar da igreja os pecadores, mas amadurecer os santos para aprender a conviver com os Judas, para que eles não saiam da igreja.
Não podemos sair da igreja por causa dos Judas e abrir mão de Maria (que ama a Jesus e o serve com sinceridade, dando-Lhe o melhor), de Lázaro (o que Jesus é capaz de fazer com sua vida), de Marta (útil, serviço a qualquer custo) e Jesus (que é a rocha, o alicerce).
Os braços de Jesus Cristo estão abertos, te aguardando.

NaquEle que nos ensinou em como tratar Judas.

Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.