sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Mateus 8:5-13 - Fé (pte.2)

O centurião romano era um homem diferente. Jesus se surpreende. Um homem que tem poder sobre outros homens, sobre outros povos, um romano, veja só, está aprendendo a relacionar-se com outras pessoas, além da única relação que conhece: poder.
Só pode ser explicado por Deus estar trabalhando em seu coração. Se isso acontece, o homem muda.
A fé não vem sozinha (Tiago 2:8).
A é demonstrada pelo relacionamento com outras pessoas, o quanto estou amando, servindo, ajudando e me importando com o outro, e finalmente, vê-lo como semelhante. 

Jesus diz que irá até a casa do centurião curar seu criado.
Um centurião romano se preocupar com seu criado já era inusitado, o que dizer de um rabino judeu entrar na casa de um não-judeu (e romano)? Anátema. Um mestre jamais entraria na casa de um gentio.
Mas isso só mostra que o Reino de Deus abrange a todos, sem distinção. Jesus desce (e quem desce, está no alto) até nós, em busca de todas as nações, tribos, raças, línguas e povos. Não discrimina, independente da sua condição. 

Então, o centurião responde: "Não precisa ir até minha casa. Não quero lhe causar problemas com seus colegas de ministério. Sei que é autoridade, basta uma palavra e sei que será feito conforme quer". É isso.
é a consciência da nossa posição diante do Senhor, saber quem somos (servos), e quem é Deus (Senhor). Aprendemos com o centurião. Não é o Senhor que me atende, mas eu quem o atende. Sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6). 
Isso é relacionamento, não uma sensação, um sentimento, um curto-circuito, ainda que tenhamos experiências "místicas". E não há problema em tê-las, mas não é isso que define fé.
é um relacionamento correto com Deus, portanto, não há fé em quem não teme ao Senhor.
Vejo e ouço o Senhor, reconheço que tem autoridade. A Tua palavra é suficiente para mudar qualquer quadro, restaurar qualquer situação, porque tem autoridade.
O centurião estava certo: a Palavra de Jesus bastava, pois seu servo foi curado. Jesus tem autoridade. Ele pode. 

Um dos males da nossa época é a "fé na fé". Se tiver fé, "basta" (auto-ajuda). Isso é pensamento positivo. Ouço muito nas redes sociais, confundem com "fé". é ajuda do alto, não auto-ajuda.
Em Mateus 8:5-13 nos mostra que fé, só é "fé", se for em alguém. E essa fé, só será eficiente, não pela fé em si, mas por causa daquele em quem é depositada a sua fé. Tem gente que deposita sua fé em coisas, animais, mortos, imagens, etc.
Preste atenção: Se você deposita sua fé em quem não tem autoridade, sua fé é em vão. E se algo acontece, não é pela sua fé, mas pela misericórdia de Deus. Não importa o quanto você creia ("eu tenho muita fé!"), não haverá autoridade capaz de realizar ou responder á sua fé. A condição para que você tenha fé em alguém é que esse alguém tenha autoridade suficiente para transformar essa fé em algo eficaz. "Fé na fé", portanto, não levará a lugar nenhum. A fé não é um fim em si mesmo.
é a chave que aciona a Graça. 

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.